sábado, 31 de janeiro de 2009

Castanhas, melancias e jacas!

Amigos leitores,

Descupem-me por não atualizar meu blog com freqüência, mas esta semana que se passou trabalhei igual gente grande! Já foi tarde, semaninha! rsrs

Bom, hoje ao vir para o trabalho aconteceu um fato um tanto quanto inusitado, uma castanha (aquelas frutinhas que morcego adora) caiu sobre a minha cabeça! Putz, doeu um pouco e eu pensei: antes uma castanha do que uma melancia! Ainda bem que melancias não nascem em árvores, pois faria um estrago enorme em minha cabeça! rsrs! Mas o fato logo passou, a cabeça não doeu mais e eu me esqueci.
Quando estava quase chegando na agência em que trabalho uma menininha de no máximo uns 11 anos me abordou perguntando se eu não tinha um trocado para lhe dar... isso me encomodou, não pelas moedas que desembolsei, mas pelo constrangimento que é ver uma criança mendingando uns trocados pelas ruas quando deveria estar brincando ou estudando... mas logo isso também passou e eu me esqueci...
Não pude deixar de tentar filosofar um pouco sobre esses dois acontecimentos logo cedo. Mendingos são como uma castanha que cai sobre sua cabeça: dói um pouco, mas logo passa! Dói a alma pelo encômodo de ver um semelhante sofrer por não ter um lar, por passar fome, frio, correr riscos diversos nas ruas, se marginalizar, se envolver com drogas... mas logo passa... você esquece e acha tudo normal, natural... assim como a dor na cabeça pela "castanhada", logo passa e tudo fica normal! Ai você certamente e inconcientemente percebe que isso não é problema seu, que mendingos são problemas pequenos como as castanhas e mesmo se fossem grandes como as melancias, não iria importar, pois as melancias não nascem em árvores e não cairão sobre a sua cabeça!
Dando uma pequena pausa nesse assunto, você já pensou o quanto o Criador foi perfeito em sua criação? Imagine melancias, melões, abóboras despencando do alto direto na sua cabeça... imagine quantas pessoas já não teriam morrido por traumatismo craniano por causa disso... quase todos os dias iria sair nos jornais a seguinte manchete: mais um homem vítima da melancia! Pois bem, o Criador foi perfeito nisso, mas algo foi imperfeito: você já viu como os pés de jaca são altos e como aquela fruta é grande e pesada? Pois é, jacas podem sim cair nas cabeças das pessoas e fazer um grande estrago!
Voltando à filosofia metafórica (rsrs), vamos equiparar um pé de jaca ao sistema político da sociedade. A política é uma imperfeição da humanidade, assim como o pé de jaca, ao meu ver, é uma imperfeição do Criador... uma jaca pode fazer grandes estragos, assim como o sistema... porém, castanhas (ou mendigos) só nos causam uma dor temporária!
Maycon Ramos

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sonho x Ilusão

Caros leitores,
Estou de volta depois de uns dias de férias, nada melhor para reorganizar as idéias! Não demorei muito, pois não estava aguentando ficar sem escrever! rsrs

Hoje quero falar um pouco da posse do presidente dos EUA Barack Hussein Obama. Ainda não fui em outros blogs, mas acredito que este assunto deva estar borbulhando por ai, mas não posso deixar de dar o meu "pitaco"! rsrs
Na última terça-feira o mundo presenciou uma página escrita na história, na maior potência mundial dos últimos tempos tomava posse o primeiro presidente negro de descendência muçumana. Talvez as pessoas ainda não tenham se dado conta do que isso representa para o mundo, os EUA, até pouco tempo atrás, era uma nação extremamente racista e todos nós já sabemos dos problemas que eles acarretam com o Oriente Médio. Talvez seja essa a grande mudança esperada por todos nós, talvez seja o início de tempos de paz... talvez... mas até que ponto podemos acreditar nisso? Quando o sonho passa a ser ilusão?
Foi bonito ver pela TV tantas pessoas se emocionando e acreditando fielmente numa reviravolta dos EUA, mas devemos lembrar que o "Super Obama" não poderá fazer milagres! O mundo está em crise por culpa dos americanos e sair dessa crise dependerá de esforços do novo presidente, talvez esse seja o seu maior desafio e até mesmo sua provável derrota... sim, ele pode ser derrotado! Eu diria que Obama é o "presidente certo na hora errada", não teria momento pior para ele assumir a presidência, o que poderá tranformá-lo na maior decepção da política mundial, pois não só os EUA acreditam e esperam nele, mas o mundo! Como já foi dito, Obama não fará milagre, a crise não acabará da noite pro dia, a guerra no Iraque não irá cessar tão fácil e nem mesmo os coflitos na Faixa de Gaza que tem o "dedinho podre" dos americanos, porém, espero que Barack Obama tenha sucesso em seu mandato e tenho certeza que ele irá fazer muito pelos americanos e pelo mundo, até porque, qualquer um pode fazer muito mais que o Bush (já foi tarde) fez! E quem sou eu para não torcer a favor do novo presidente que foi elogiado até mesmo por Fidel Castro? Mas é bom lembrar que Obama não é o "novo Messias"!
Maycon Ramos