sexta-feira, 13 de junho de 2008

Imprensa parcial!!!


“Estou indignado”. A primeira frase de Luciano do Valle antes da transmissão de Sport Recife x Corinthians, segundo jogo da final da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira (11/06), indicava que vinha algo fora do comum. O jornalista criticou enfaticamente a parcialidade da imprensa esportiva de São Paulo ao vivo, não poupando colegas de emissora. “Imprensa paulista tá o quê? Abrindo guerra com a imprensa do Brasil”, disse, preparando o terreno.
Após o desabafo, Luciano do Valle defendeu sua forma de trabalhar. “Transmito jogo do Sport igual ao do Corinthians, ao do Atlético, ao do Náutico, ao do Santa Cruz. Eu quero que se lixem aqueles que acham que eu tô aqui torcendo para esse ou para aquele. Eu torço pela minha empresa [aponta a logo da Band], que me paga no fim do mês”.
www.comunique-se.com.br

Caros leitores,
Não estou aqui para discutir futebol! Apesar de ter adorado ver o "Timão" perder o título para o Sport, não é esta questão que quero discutir. Meu blog tem outro objetivo como pode ser percebido em postagens anteriores. O que me intriga e também intrigou ao Luciano do Valle é a parcialidade que a imprensa brasileira (principalmente no eixo RJ/SP) assumiu. Assisti ao jogo Corinthians x Sport transmitido pela "poderosa" e fiquei abismado (a palavra é esta mesmo: ABISMADO) com a parcialidade do narrador que no momento que o Sport fez o segundo gol, ficou 05 segundos calado (como se estivesse de luto) para depois narrar o gol com o o mesmo desânimo que o Galvão Bueno narra um gol da Argentina contra o Brasil.
O que está em questão aqui é como a imprensa brasileira assumiu um carácter duvidoso e imoral! Por que tamanho desânimo quanto a grande conquista do Sport? Será porque não foi um time do Rio de Janeiro ou São Paulo que foi campeão e sim um do nordeste? Fica ai uma questão para ser pensada.
O problema maior é que do mesmo jeito que a imprensa assume um lado no futebol, ela também faz isso no campo da política, da opinião pública... Quantas vezes a imprensa já persuadiu a população e fez da opinião pública o que bem quis? E quantas vezes ela já assumiu um lado na política por interesse próprio? Ora, a imprensa não é, ou melhor, não deveria ser instrumento de manipulação e sim de informação imparcial!
É preciso abrir os olhos e perceber quem é o vilão nessa história.
Maycon Ramos

4 comentários:

Anônimo disse...

MTO bm colocado...
a imprensa deforma!!! na política então... nem se fala! a Globo, por exemplo, já deu vários exemplos... 1º elegendo o Collor e, depois, ajudando em seu impeachment... depois, ao colaborar na 1ª eleição do Lula...
ótimo txt!!!
Bjos,
Laila

Tathiana disse...

Nesse caso específico, creio que é culpa dos maus profissionais que não sabem manter-se neutros.
Mas em outros casos, há manipulação da emissora sobre fatos e notícias, sim.
Beijos.

weiss disse...

Vou ser honesto a respeito de meu pensamento. Não acredito em imprensa ou mídia imparcial. É um negócio, não um sacerdócio. Se destina a lucrar, não é de utilidade pública como costuma proclamar.
Achar que profissionais da imprensa podem ser isentos é meio que querer demais, apenas devemos escutar ou ler os argumentos e julgar por nós mesmos.
Por isto leio vários jornais, vários articulistas e assisto todos telejornais que posso.
Com o tempo fica divertido ver o mesmo assunto noticiado com sutis diferenças de acordo com a orientação da mídia em questão.

Anônimo disse...

A imprensa é regida pelas quotas publicitárias, poucas são as vozes independentes.