quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ENEM... serve pra que mesmo???

Está chegando o dia da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Milhares de estudantes e ex estudantes farão no próximo domingo 31, às 13h, a prova do ENEM. Esse é o décimo ano do exame e à cada ano cresce o número de participantes... e eu vos pergunto por que? A pergunta é simples e a resposta mais ainda: CONCORRER A UMA BOLSA NO PROUNI! Jovens recém formados do ensino público e também aqueles que querem voltar aos estudos, no próximo domingo darão o primeiro passo para tentar entrar no pequeno grupo de universitários no Brasil!
O ENEM foi criado com o propósito de avaliar como está a educação dos jovens que deixam o ensino médio, porém, desde a criação do PROUNI, o ENEM não serve mais como uma avaliação. Hoje em dia, jovens se preparam o ano todo em cursinhos, existem livros, apostilas com questões de provas anteriores que servem de estudo para a prova que pode abrir as portas em uma universidade particular. Não estou aqui para julgar o PROUNI, afinal, eu também sou bolsista e graças a esse programa tenho condições de cursar minha faculdade. Apesar de não achar que seja um programa inteligente, pois o governo com isso tenta tapar um buraco que é muito maior! A solução ao meu ver, seria investir nas universidades públicas para abrir novos cursos, novos campus e não pagar faculdade privada, mas pelo menos algo está sendo feito! O que me interessa colocar em questão aqui, é tentar esclarecer como a melhora na educação é uma melhora falsa! Sim, falsa, pois se os participantes da prova se preparam para ela em cursinhos, estudando questões anteriores, ela não serve como instrumento desse tipo de avaliação!
O governo está "mascarando" essa melhora, a educação continua um lixo, alunos saem do ensino médio sem saber interpretar um texto, sem saber fazer contas simples como somar, subtrair... a educação no nosso país, assim como diversas outras coisas, é uma vergonha! Enquanto países inexpressivos como Chile, começam investir pesado em educação e em programas sociais que "ensinam a pescar" em vez de "dar o peixe" como acontece no Brasil com o "bolsa familia", "auxiliao moradia" e outros tantos, o nosso país continua na mesma, alimentando o povo de falsas melhoras! Abra os olhos, tudo está como eles querem que esteja!
Maycon Ramos

6 comentários:

Anônimo disse...

realmente, o objetivo do ENEM modificou-se! Não pode + ser chamado de Exame Nacional do Ensino Médio!!! MTA gnt já saiu do ensino médio há mto tempo e faz a prova! e mta gnt de instituições particulares ñ faz pq ñ poderão ser beneficiados!...
e tb concordo q é uma coisa errada "dar o peixe" mas é uma iniciativa boa, desde q eles tb "ensinem a pescar"! acho q as 02 coisas deveriam andar juntas! assim cm o "auxílio moradia", q ñ é p/ sempre: contrói-se aptos p/ q os orgãos públicos possam reassentar as famílias e deixar de pagar aluguel p/ elas...
assim poderia e deveria ser c/ a educação!

ótimo post!

Bjos,

Laila

@laila.o.q disse...

Vários colegas meus irão fazer ENEM, mas a maioria não como teste. Muitos deles querem somar pontos pra UFES... Porque se realmente fosse como teste poderiam fazer da própria casa, de frente para o computador.
Outra coisa que também entra em debate na minha sala, são as cotas para alunos negros. Muita gente reclama dizendo que a cor não interfere na capacidade da pessoa, e eu concordo.
Bem, não irei fazer ENEM, mas o seu post tá muito bom. E, em relação ao 'dar o peixe', espere que acabe quando acabar o mandato do 'Lula'.

Bjix ;D

P.S. Obrigado pelos elogios e pelo coments.

Cadinho RoCo disse...

Assisto ouço, vez por outra, partes do horário gratuito eleitoral e fico horrorizado porque a sensação que tenho é a de que a caça aos votos não traz mais qualquer vínculo com a seriedade. Estamos totalmente perdidos. Sinto-me ainda mais fortalecido para anular o voto e exaltar importância desse agir quando não sobra outra alternativa.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

o ensino no país é péssimo, salvo em algumas universidades e colégios particulares - onde o ensino vem decaindo influenciado pela queda do poder econômico
Quanto ao ENEN, se avaliado de forma correta, pode e deve fotografar a realidade escolar do país e encontrar soluções para melhorá-lo.

layla lauar disse...

Olá

Vim lhe agradecer, com muito atraso, a visita ao meu blog.

Gostei do que li aqui..você trata de assuntos atuais e pertinentes...porém, discordo desse seu último post...nunca nenhum outro governo fez mais pela educação no país do que o Governo Lula, ainda é pouco, reconheço, mas pelo menos ele tem se empenhado ...digo, sabendo o que falo, já que acompanho de perto os avanços neste setor.

estou meio afastada da Net, tenho tido mais problemas do que horas nos meus dias, por isso não vim antes retribuir sua visita.

um abraço e parabéns pelo blog.

weiss disse...

É a famosa "decoreba". O cara ajudado por musiquinhas com rimas fáceis aprende um assunto, fórmula, teorema ou seja lá o que for de maneira que sabe exatamente um "pedaço" da matéria, sem saber onde ele se encaixa, para que serve e muito menos aplicá-lo em algo prático.
Os mestres modernos, professores de cursinho, nunca enganaram ninguém, são francos em dizer que eles não ensinam nada, só "ajudam" a colocar o aluno na faculdade.
Os professores de cursinho são especialistas em manter viva a atenção do aluno, com músicas, piadas e macaquices.
São muito eficientes em colocar na cabeça do aluno apenas o essencial, baseados no histórico dos testes anteriores.
Os mestres que "criam" os testes não querem se esforçar muito e sempre usam mais de 70% das perguntas tiradas dos testes anteriores.
É a teoria do me engana que eu gosto. Todos ficam contentes, atingem seus objetivos e nossa educação está cada vez pior.