Bom dia! Eu gostaria de falar com o Sr. Maycon Ramos? Sr. Maycon, aqui quem fala é a "fulana de tal" da empresa "tal". Estou entrando em contato porque nós estamos com uma proposta irrecusável para o Sr.! Mas Sr. Maycon, o nosso produto veio para revolucionar o mercado e blá, blá, blá... mas... mas... mas...
Pena que não dá para representar o sotaque paulista... não que eu tenha algo contra os paulistas, mas como um bom mineirim conservador que eu sou, não tem coisa mais irritante do que ter que resolver meus assuntos com os telemarketing's de outros Estados!
Caros leitores, hoje quero falar dessa profissão que, em minha opinião, é o grande mal profissional do séc. XXI, e dos profissionais que, com o perdão da palavra, enchem o saco o dia inteiro, mas que sofrem grandes males para a saúde física e mental. É no mínimo inconveniente, para não dizer muito chato, quando ligam para sua casa ou no celular para lhe oferecer um monte de produtos que você não está nem um pouco interessado em adquirir, mas o pior é quando insistem e aquela situação que era incomoda, passa a ser insuportável e ai acabamos perdendo a paciência, desligando na cara do coitado que só está cumprindo ordens ou falando algumas grosserias! Quando percebemos, já aconteceu! Os telemarketing's parecem máquinas, robôs programados para fazer as mesma coisas, dizer as mesmas coisas todos os dias. Se você quiser deixar um telemarketing sem ação é só você não dexá-lo falar ou então fazer perguntas que façam ele fugir do seu "roteiro original", pois eles seguem tanto aquilo à risca que quando algo diferente acontece, eles ficam sem saber o que fazer!
Mas deixando a crítica de lado, vamos entender o que acontece: cada dia mais surgem novas empresas de telemarketing no mercado e cada vez mais os serviços são terceirizados, ficam impessoais, robotizados e consequentemente piores. O crescimento desse tipo de serviço terceirizado acontece pela falta de interesse, principalmente das grandes empresas, em atender bem os seus clientes, ai terceirizam o serviço para não ter aborrecimentos conosco, consumidores. O problema é a forma que estas empresas trabalham. São rígidas com seus funcionários que trabalham sobre pressão constante. Normalmente, são 06 horas diárias de trabalho com uma folga na semana, podendo esta ser em uma segunda ou terça feira, 15 minutos de intervalo para lanchar e fazer suas necessidades fisiológicas. Existem empresas que não permitem que seus funcionários se levantem fora dos 15 minutos de intervalo e as ligações são constantes tornando o serviço cansativo e estressante. Isso, comprovadamente, causa problemas de saude aos funcionários como stress, depressão, rigidez no pescoço, dor no estômago, entre outros.
O telemarkting é um mal que, em minha opinião, deveria ser extinto! Espero que um dia isso aconteça e, ao meu ver, não deve demorar muito, pois a população já está cansada, estressada com esse serviço e os profissionais do ramo não duram muito tempo na área, o "ciclo de vida" de um telemarketing é muito curto!
Maycon Ramos