quarta-feira, 16 de julho de 2008

Um mal do séc. XXI

Bom dia! Eu gostaria de falar com o Sr. Maycon Ramos? Sr. Maycon, aqui quem fala é a "fulana de tal" da empresa "tal". Estou entrando em contato porque nós estamos com uma proposta irrecusável para o Sr.! Mas Sr. Maycon, o nosso produto veio para revolucionar o mercado e blá, blá, blá... mas... mas... mas...
Pena que não dá para representar o sotaque paulista... não que eu tenha algo contra os paulistas, mas como um bom mineirim conservador que eu sou, não tem coisa mais irritante do que ter que resolver meus assuntos com os telemarketing's de outros Estados!
Caros leitores, hoje quero falar dessa profissão que, em minha opinião, é o grande mal profissional do séc. XXI, e dos profissionais que, com o perdão da palavra, enchem o saco o dia inteiro, mas que sofrem grandes males para a saúde física e mental. É no mínimo inconveniente, para não dizer muito chato, quando ligam para sua casa ou no celular para lhe oferecer um monte de produtos que você não está nem um pouco interessado em adquirir, mas o pior é quando insistem e aquela situação que era incomoda, passa a ser insuportável e ai acabamos perdendo a paciência, desligando na cara do coitado que só está cumprindo ordens ou falando algumas grosserias! Quando percebemos, já aconteceu! Os telemarketing's parecem máquinas, robôs programados para fazer as mesma coisas, dizer as mesmas coisas todos os dias. Se você quiser deixar um telemarketing sem ação é só você não dexá-lo falar ou então fazer perguntas que façam ele fugir do seu "roteiro original", pois eles seguem tanto aquilo à risca que quando algo diferente acontece, eles ficam sem saber o que fazer!
Mas deixando a crítica de lado, vamos entender o que acontece: cada dia mais surgem novas empresas de telemarketing no mercado e cada vez mais os serviços são terceirizados, ficam impessoais, robotizados e consequentemente piores. O crescimento desse tipo de serviço terceirizado acontece pela falta de interesse, principalmente das grandes empresas, em atender bem os seus clientes, ai terceirizam o serviço para não ter aborrecimentos conosco, consumidores. O problema é a forma que estas empresas trabalham. São rígidas com seus funcionários que trabalham sobre pressão constante. Normalmente, são 06 horas diárias de trabalho com uma folga na semana, podendo esta ser em uma segunda ou terça feira, 15 minutos de intervalo para lanchar e fazer suas necessidades fisiológicas. Existem empresas que não permitem que seus funcionários se levantem fora dos 15 minutos de intervalo e as ligações são constantes tornando o serviço cansativo e estressante. Isso, comprovadamente, causa problemas de saude aos funcionários como stress, depressão, rigidez no pescoço, dor no estômago, entre outros.
O telemarkting é um mal que, em minha opinião, deveria ser extinto! Espero que um dia isso aconteça e, ao meu ver, não deve demorar muito, pois a população já está cansada, estressada com esse serviço e os profissionais do ramo não duram muito tempo na área, o "ciclo de vida" de um telemarketing é muito curto!
Maycon Ramos

9 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Estou com problema que tenho rigorosamente publicado no meu nosso blog, com a Claro empresa de telefonia. Mas nesta sua publicação existe um alerta que considero pra lá de pertinente, que é a situação dos(as) funcionários(as), no mais das vezes jovens, educados a serem inconvenientes. É por demais cruel o que essas empresas fazem com pessoas que precisam trabalhar e que recebem esse tipo de formação.
Cadinho RoCo

weiss disse...

As Empresas que querem fingir que atendem os clientes, principalmente no pós venda contratam um serviço terceirizado. Tipo de malandragem que está na moda.
Dica: Se quiser perturbá-los use frases como:
O teu atendimento não está resolvendo NOSSO problema.
Eu estou constrangido porque pensei que vc resolveria NOSSO problema.
Vc tem recebido muitas reclamações iguais a minha?
Quando eles perguntam de que cidade vc está falando, pergunte de onde eles falam, depois mostrando surpresa pergunte pelo telefone de atendimento na sua cidade.

Os serviços de tele-marketing incomodam e muito. Eu sinceramente não hesito em bater o telefone. Sem culpa. Se vc quiser ser educado fica meia hora no telefone, ou seja, um estranho se acha no direito de roubar nosso tempo para oferecer besteiras.

Anônimo disse...

pior que telemarketing são aquelas gravações quando você quer acessar um serviço
é uma tortura!

Anônimo disse...

Realmente o telemarketing é um mal deste século! E concordo plenamente q isso ñ é emprego p/ NGM! Q a vida deles é curta uma vez q o serviço é desgastante e na maioria das vezes ñ se atinge o objetivo esperado e nem consegue-se crescer mto!
Ótima colocação...
Continue escrevendo!!! =)
Bjos,
Laila

Cristiana Fonseca disse...

Telemarketing,o que dizer desta proposta fria e distante. Concordo contigo, aspira-se um fim próximo. Acredito na seletividade do cliente, na exigência, creio que para estes grupos, precisa-se tb de uma atendimento seletivo. Enfim tu fizestes uma bela colocação.
Abraços,
Cris

Anônimo disse...

Tem razão.Nem sei se servem para alguma coisa, se vendem ou conseguem atingir suas metas.

Anônimo disse...

E as empresas continuam crescendo em largas proporções, graças ao trabalho de pessoas que não conseguem uma melhor colocação profissional, sendo obrigadas a se sujeitarem a condições degradantes de trabalho. Amedrontados e bitolados, são como os cães de Pavlov. Existe uma saída?

Anônimo disse...

Tem razão.Também acho que está com os dias contados.É preciso ficar atento pq oferecem uma coisa e vendem outra.

weiss disse...

kd vc ???