quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O circo da vida!

A vida em sua magnitude nos proporciona as mais diversas emoções. Por vezes rimos, por vezes choramos, às vezes somos fortes como uma rocha inabalável, as vezes somo frágeis como uma pétala de rosa. A vida se encarrega de seguir seu curso como um barco em um rio que segue para o mar, às vezes contínuo e calmo numa paz surpreendente que até mesmo nós estranhamos tamanha calmaria, e as vezes é tortuoso e atribulado, cheio de complicações... mas a verdade é que ela segue ininterrupta de acordo com aquilo que costumamos chamar de destino!
A vida, podemos equiparar a um circo, sim, o circo da vida! Respeitável público, pensemos a vida como um espetáculo debaixo de uma lona onde o objetivo maior é divertir e encantar seu público que são os amigos, familiares, aquelas pessoas que de alguma forma se fazem importantes para nós! Por vezes, nos fazemos mágicos a resolver problemas da vida que julgamos sem solução, malabaristas a equilibrar a mente para não cair da corda bamba. Balançamos em um trapézio chamado sonho esperando o próximo se aproximar e com sucesso nos lançarmos para delírio do público. Às vezes escorregamos e não alcançamos o trapézio, mas como um bom trapezista que somos, subimos a escada e tentamos novamente até aperfeiçoar nosso número. Na vida precisaremos ser domadores de feras, iremos cuspir fogo e engolir espadas algumas vezes, mas descobriremos que tudo faz parte do espetáculo e arrancaremos os aplausos merecidos do público! Ser palhaço nesse circo é impreterivelmente recomendável! Fazer graça e às vezes rir das desgraças evitam até câncer, então seja um palhaço e faça graça, divirta seu público, eles esperam isso de você... mas preste atenção: seja a graça e não motivo de graça!
Lembre-se: nem todo o público irá aplaudir seu espetáculo, há pessoas que simplesmente não gostam circo... mas faça com que cada apresentação seja única e inesquecível! É importante lembrar também que o circo não fica só em um lugar, é preciso sempre buscar outros lugares e conquistar novos públicos. Alguns assistirão o espetáculo uma só vez, outros participarão de outros espetáculos e ainda haverá aqueles que serão fiéis e estarão sempre na platéia torcendo atentos pelo seu espetáculo! Faça o seu melhor e ofereça pipoca aos amigos, algodão doce às pessoas que você ama e maçã-do-amor àquela pessoa que mereça o seu coração!
Maycon Ramos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Piratas pós-modernos!

Os piratas de hoje em dia não são como nos filmes que estamos acostumados a ver, não são barbudos, não possuem perna-de-pau e nem olho de vidro! Os piratas de hoje são da Somália, terra sem lei onde tudo pode! Só neste ano já foram sequestradas mais de 75 embarcações e os lucros com a pirataria chegarão aos US$ 50 milhões. No último final de semana foi a vez de um petroleiro da Arábia Saudita ser sequestrado com 25 tripulantes e uma carga no valor estipulado de US$ 100 milhões e na última terça mais três embarcações foram sequestradas. Os piratas usam lanchas rápidas e estacionam do lado do barco, com escadas ou ganchos, eles invadem e dominam a tripulação com armas. Costuma-se exigir de um a dois milhões de dólares pelo resgate das embarcações, além de roubarem a carga quando se trata de eletrônicos, alimentos, etc.
Cada vez mais pessoas estão se enriquecendo na Somália com a pirataria, entre os barracos da pobre capital, surgem as grandes mansões dos piratas, que ainda possuem os melhores carros da região, são donos de quase todo o comércio e promovem as melhores festas, numa cidade onde crianças morrem de fome nas ruas e pessoas se matam por um pouco de comida! O governo é conivente com a pirataria e embolsa na faixa de 30% do lucro do sequestro. Os piratas que são pegos não são julgados por falta de uma jurisdição no país e rapidamente são colocados novamente nas ruas.
O que se vê na Somália é um país onde "o crime compensa"! Uma nação tão pobre vê na ilegalidade uma chance de prosperar, isso mesmo, PROSPERAR! Por mais absurdo que isso pareça! E como julgar o ato de pessoas que passam fome e dificuldades diversas? Como julgar o ato de pessoas que vivem em guerras civis e que já viram as mais variadas atrocidades? Não justifica seus crimes, mas a partir do momento que o mundo vira as costas pra você (como acontece com a África e não é de hoje), vire as costas para o mundo também! A África pede socorro e o mundo fecha os olhos, a África morre aos poucos e o que se tem feito para salvá-la?
Maycon Ramos

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"The New York Times" anuncia fim da guerra no Iraque? Quem dera!

No dia 12/11/2008, uma edição do "The New York Times" que anunciava o fim da guerra no Iraque foi distribuída em algumas estações de metrô da cidade. O jornal com data de publicação do dia 04/07/2009, trocou o habitual slogan "All The News That's Fit To Print" ("Todas as notícias que cabem ser impressas"), para "All The News We Hope to Print" (Todas as notícias que gostaríamos de publicar"). Além dessa notícia, a publicação ainda traz "estatização da Exxonmobil, maior petrolífera do mundo", "um pedido de desculpas da "ex-secretária de Estado" Condoleezza Rice por defender que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa sabendo que era mentira" e "a acusação ao ex presidente George W. Bush de alta traição e falsificação de documentos para justificar a guerra. Uma Porta-voz do "The New York Times" confirmou que a publicação é falsa e disse que sua origem está sendo investigada.
Caros leitores,
Quais seriam "All The News We Hope to Print" (Todas as notícias que gostaríamos de publicar") aqui no Brasil? Vamos citar algumas:
- Fim da carga tributária abusiva no Brasil! ("cê" ta brincando???)
- Salário mínimo no Brasil está entre os 15 maiores do mundo! (meu bolso até se animou!)
- Aposentados satisfeitos com a aposentadoria! (só se for quando meu neto se aposentar!)
- Educação no Brasil está entre as 10 melhores do mundo! (aff!!!)
- Justa distribuição de renda no Brasil! (aham... sei... meu carrão ta ali fora!)
- Taxa de desemprego é uma das menores do mundo! (é... ta chovendo emprego ai fora!)
- Não há mais corrupção no Brasil, os políticos são honestos! (aaaaah chega, depois dessa é melhor eu parar! rsrs!)
Viva a arte subversiva!
Maycon Ramos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sem respostas...

Você se ausenta, Eu sinto tua presença;
Você dá o veredito, Eu já estou na sentença;
Você me ameaça, Eu faço uma trapaça;
Você não segue o seu instinto, E eu apenas minto;
Você procura uma solução, E eu preciso de satisfação;
Você é uma poesia concreta, E eu sou eterna descoberta;
Você pensa em vingança, E eu sou todo esperança;
Você guarda mágoa, Eu a lavo com água;
Você come, Eu te bebo;
Você acorda cedo, Eu quero dormir;
Você sorri, Eu fingi;
Você é escorregadia, Eu a seduzia;
Você é puro medo, Eu não tenho segredo;
Eu estou ao seu alcance, E você não vislumbra um possível romance;
Você no sofá dorme, Te olho e meu desejo é enorme;
Você não entende, Que tudo em ti me acende;
Você é um devaneio, Eu apenas creio;
Você não tem boa memória, Eu gosto de história;
Você pensa em prazer, Eu a te querer;
Você tão distante, E eu teu amante;
Você me ama e não fala, Eu te olho e tudo se cala;
Você e seu sofrimento, Eu e meu sentimento;
Você é o momento, Eu sou o tempo;
Você é o “pé no chão”, Eu sou ilusão;
Você é aflição, Eu sou coração;
Você é o que me completa, Eu sou o que te basta;
Você é a minha felicidade, Eu sou tua eternidade;
Então, por que estamos assim?
Eu sem você e você sem mim?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Até onde temos razão?

Ontem assisti o filme "Última Parada 174", grande obra do Bruno Barreto com atuações magníficas de Michel Gomes e Marcelo Melo Jr., os protagonistas do filme. O filme conta a história de Sandro Nascimento, testemunha ocular da "Chacina da Candelária" e protagonista de um dos maiores e mais trágicos casos de sequestro do Brasil, o do ônibus 174. O filme mostra uma outra visão do caso, conta fatos da vida de Sandro que podem o ter levado a cometer aquele delito, claro que de uma forma um tanto romanceada por ser uma obra artística como tantas outras obras cinematográficas.
Eu sei que na época, assim como acontece hoje no caso do Lindenberg (que nome), a mídia ficou em cima fazendo seu showzinho, enquanto a população se indignava, a ponto de dizer a barbárie de que foi bem feito a morte de Sandro e dizer hoje que a polícia deveria ter matado o Lindenberg. Longe de mim defender os dois, não é isso que venho propor aqui neste post, mas será que nós, quando desejamos um fim trágico para estes dois pelos crimes ediondos que eles cometeram, não estamos nos "igualando" a eles? Não no modo de agir, mas no modo de pensar! A mídia tem feito um trabalho porco de omissão quanto ao que aconteceu no caso do Sandro e tbm no caso de Lindenberg. Os policiais que asfixiaram Sandro foram inocentados após a explicação absurda de que Sandro teria se asfixiado sozinho ao tentar se soltar das mãos do policiais (ah ta bom, que inocência a nossa). Lindenberg foi espancado e apareceu em filmagens com o rosto desfigurado e nem a mídia e nem a população fala nada a respeito disso, como se isso fosse uma coisa normal. Não, isso não é normal! Longe de mim ser um defensor insano dos direitos humanos, mas como eu disse, não devemos nos igualar a eles! Justiça seja feita e que o Lindenberg pague pelo seu crime, mas que pra isso não aconteça com ele o que aconteceu com o Sandro que pagou com a vida!
Eles são vilões nessas histórias, mas não são os únicos! A população e a polícia, que deveriam ser os mocinhos, também estão fazendo o papel de vilão!
Maycon Ramos