segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Até onde temos razão?

Ontem assisti o filme "Última Parada 174", grande obra do Bruno Barreto com atuações magníficas de Michel Gomes e Marcelo Melo Jr., os protagonistas do filme. O filme conta a história de Sandro Nascimento, testemunha ocular da "Chacina da Candelária" e protagonista de um dos maiores e mais trágicos casos de sequestro do Brasil, o do ônibus 174. O filme mostra uma outra visão do caso, conta fatos da vida de Sandro que podem o ter levado a cometer aquele delito, claro que de uma forma um tanto romanceada por ser uma obra artística como tantas outras obras cinematográficas.
Eu sei que na época, assim como acontece hoje no caso do Lindenberg (que nome), a mídia ficou em cima fazendo seu showzinho, enquanto a população se indignava, a ponto de dizer a barbárie de que foi bem feito a morte de Sandro e dizer hoje que a polícia deveria ter matado o Lindenberg. Longe de mim defender os dois, não é isso que venho propor aqui neste post, mas será que nós, quando desejamos um fim trágico para estes dois pelos crimes ediondos que eles cometeram, não estamos nos "igualando" a eles? Não no modo de agir, mas no modo de pensar! A mídia tem feito um trabalho porco de omissão quanto ao que aconteceu no caso do Sandro e tbm no caso de Lindenberg. Os policiais que asfixiaram Sandro foram inocentados após a explicação absurda de que Sandro teria se asfixiado sozinho ao tentar se soltar das mãos do policiais (ah ta bom, que inocência a nossa). Lindenberg foi espancado e apareceu em filmagens com o rosto desfigurado e nem a mídia e nem a população fala nada a respeito disso, como se isso fosse uma coisa normal. Não, isso não é normal! Longe de mim ser um defensor insano dos direitos humanos, mas como eu disse, não devemos nos igualar a eles! Justiça seja feita e que o Lindenberg pague pelo seu crime, mas que pra isso não aconteça com ele o que aconteceu com o Sandro que pagou com a vida!
Eles são vilões nessas histórias, mas não são os únicos! A população e a polícia, que deveriam ser os mocinhos, também estão fazendo o papel de vilão!
Maycon Ramos

9 comentários:

Luciana disse...

Esse tema que você abordou é um tanto polêmico, mas eu concordo com você. Vimos o sofrimento da família e amigos da menina Eloá. Se o tal Lindemberg morre, o sofrimento se repete, porém em outra família. Isso é justo? Não me lembro muito bem do caso do sequestro do ônibus, mas do de Lindemberg sim. Também não estou aqui pra defender ninguém, mas pra mim ele tem sérios problemas mentais e precisa de tratamento, além de pagar também pelo que fez. Se ele não aprender nada de bom no período em que ficar preso, se não fizerem nada por ele, pela sua reabilitação como pessoa, ele sairá de lá um Lindemberg pior, ao invés de sair com perspectivas de recomeçar uma vida nova. É preciso pensar nisso. Não sou a favor da morte nesses casos, nem em caso nenhum. A justiça cabe Deus. Ele deu a vida, então que Ele tire.

Muito bom o post!

Um abraço!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Não esqueça da míudia, uma vilã muito bem travestida!
beijos e borboleteios^^

Anônimo disse...

Com certeza!
Se Lindenberg tivesse morrido, aposto que ele seria colocado como o mocinho da história...
Bjix ;D
Brigadim pelo coments!

Patrícia Andréa disse...

A imprensa é uma b.... qdo cobre isso com todo o senssacionalismo com q cobriu!
E o povinho ainda segue a (falta de) opinião de supostos "réporteres policiais", q, na verdade, não sabem m.... nenhuma do assunto e se acham os bambambams...

Bjus!

Cristiana Fonseca disse...

Olá , que bom que retornou com o blog.
E como sempre inteligente e interessante.
Abraços,
Cris

Unknown disse...

Sinceramente, não me lembro do desfecho da historia do tal onibus, mas pra mim no caso Eloa, a policia pecou em não executar Lindenberg.
Afinal de contas, antes ele do que Eloa, uma morena assaz bonita, para não dizer outra coisa.

Nanda Assis disse...

concordo que a midia omite muita coisa, e isto é muito errado. legal este assunto.

bjosss...

Patrícia Andréa disse...

Oi!!

Passa lá no meu blog q tem post novo!

Bjus e bom fds!!

Anônimo disse...

ei!

pelo jeito vc descobriu o q a justiça falou por terem matado o Sandro, né?...

tb concordo q é um absurdo ngm ter feito nd pela execução desse menino... e lamento pela burrice total de um policial despreparado q foi atirar nele (Sandro)... se ñ fosse isso talvez hj a professora q ele matou ainda estaria viva...

bjos,

Laila