terça-feira, 18 de novembro de 2008

Piratas pós-modernos!

Os piratas de hoje em dia não são como nos filmes que estamos acostumados a ver, não são barbudos, não possuem perna-de-pau e nem olho de vidro! Os piratas de hoje são da Somália, terra sem lei onde tudo pode! Só neste ano já foram sequestradas mais de 75 embarcações e os lucros com a pirataria chegarão aos US$ 50 milhões. No último final de semana foi a vez de um petroleiro da Arábia Saudita ser sequestrado com 25 tripulantes e uma carga no valor estipulado de US$ 100 milhões e na última terça mais três embarcações foram sequestradas. Os piratas usam lanchas rápidas e estacionam do lado do barco, com escadas ou ganchos, eles invadem e dominam a tripulação com armas. Costuma-se exigir de um a dois milhões de dólares pelo resgate das embarcações, além de roubarem a carga quando se trata de eletrônicos, alimentos, etc.
Cada vez mais pessoas estão se enriquecendo na Somália com a pirataria, entre os barracos da pobre capital, surgem as grandes mansões dos piratas, que ainda possuem os melhores carros da região, são donos de quase todo o comércio e promovem as melhores festas, numa cidade onde crianças morrem de fome nas ruas e pessoas se matam por um pouco de comida! O governo é conivente com a pirataria e embolsa na faixa de 30% do lucro do sequestro. Os piratas que são pegos não são julgados por falta de uma jurisdição no país e rapidamente são colocados novamente nas ruas.
O que se vê na Somália é um país onde "o crime compensa"! Uma nação tão pobre vê na ilegalidade uma chance de prosperar, isso mesmo, PROSPERAR! Por mais absurdo que isso pareça! E como julgar o ato de pessoas que passam fome e dificuldades diversas? Como julgar o ato de pessoas que vivem em guerras civis e que já viram as mais variadas atrocidades? Não justifica seus crimes, mas a partir do momento que o mundo vira as costas pra você (como acontece com a África e não é de hoje), vire as costas para o mundo também! A África pede socorro e o mundo fecha os olhos, a África morre aos poucos e o que se tem feito para salvá-la?
Maycon Ramos

8 comentários:

Jonas Drumond disse...

Putz imagina se essa moda pega aqui no Brasil...

Unknown disse...

Eles podiam dar a carga toda para mim..
rsrsrs



na verdade esses piratas, se pelo menos eles agissem como Hobbyn Hood né, ia pelo menos valer a pena..
mas nem isso...

@laila.o.q disse...

Em relação a África, às vezes até suspeito se aqueles artistas famosos realmente se 'importam' com ela, ou querem apenas melhorar sua aparêncie na frente da tv. :S
E "se pelo menos eles agissem como Hobbyn Hood"² ...
E se pelo menos todos agissem como Robbyn Hood...
Bjix ;D

P.S. Obrigada por ter linkado meu blog *-*

Cristiana Fonseca disse...

Olá Maycon,
postagem interesante e complexa
Precisa trasnformar esta situação
Que absurdo esta situação dominante nos dias atuais.
O crime não pode ser compensador
Abraços,
Cris

Patrícia Andréa disse...

Pois é, os piratas não são mais como Jack Sparrow (mas será q algum dia realmente já o foram?)...

Bjus!

Patrícia Andréa disse...

Olá!
Tô passando pra avisar q tem post novo lá no meu blog!
Passa lá!
Bjus!

Giane disse...

Oi, Maycon.

Confesso que fiquei surpresa com a notícia quando a vi no telejornal.
Nunca imaginei que em pleno século 21 navios pudessem ser sequestrados.

E mais estarrecida fiquei com o fato de saber que a Somália é "uma terra sem lei".

Como pode?


Beijos mil!!!

Luciana disse...

É mesmo uma questão muito complicada. Se as autoridades fecham os olhos, quem então poderá fazer alguma coisa???