segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Vamos celebrar???

"Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações"... Assim começo meu post de hoje, pois sim, foi o que mais vimos nesse ano de 2008, a estupidez! As FARC e seu showzinho particular de "solta refém, mantém refém", protestos budistas contra a repressão chinesa que em nada deram, austríaco que manteve filha em cativeiro durante 20 anos fazendo-a sua escrava sexual. "Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa política e televisão", o caso Isabela e caso Eloá que deram margem a um sensacionalismo impressionante da mídia, "vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão". "Vamos celebrar nossa justiça" que inocentou os policiais assassinos de João Roberto, "o voto dos analfabetos" que ajudou a eleger a podridão que se espalhará no país a partir do dia 01/01/2009 "e todos os impostos" que aumentarão com a virada do ano, "o trabalho escravo" de fim de ano que o capitalismo impõe, shoppings abertos 24h para o aumento exacerbado do consumismo. "Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado", dia 01/01/2009 tem mais um com direito a emenda até a próxima semana, "todos os mortos nas estradas" que aumentam gradativamente. "Vamos cantar junto o hino nacional" e comemorar as míseras medalhas de ouro nas Olimpíadas que também não deixam de ser uma grande palhaçada. "Vamos celebrar o horror de tudo isso com festa, velório e caixão, tá tudo morto e enterrado agora" já que 2008 acabou, mas 2009 está ai e novas celebrações poderemos realizar!

"Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!..."

Um feliz 2009 pra você!

PS.: os trechos entre aspas, são da música "Perfeição" da Legião Urbana... quem nunca ouviu, aconselho ouvir!

Maycon Ramos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um presente e tanto de Natal!


Meus amigos,
Estive sumido, pois confesso que ando um pouco sem inspiração... Natal sempre fico assim, sem inspiração, sem vontade de fazer muita coisa... sei lá, enquanto muitos comemoram essa data tão importante, eu nem sempre me sinto bem... talvez seja por saber que a maioria das pessoas esqueceram o verdadeiro sentido do Natal... e talvez eu também tenha esquecido... Porém, esse Natal será diferente! Hoje no início da tarde recebi um grande presente, ganhei uma promoção de uma rádio aqui em BH, tinha que fazer uma frase sobre a rádio e sobre uma loja de roupas, minha frase foi a vencedora e eu ganhei um final de semana com acompanhente e com tudo pago na Serra do Cipó e mais R$ 2.000,00 em compras na loja. Que presentão de Natal eu ganhei! Garanti meu guarda-roupa cheio por um bom tempo, presente para toda a família (e o melhor é que não vou gastar meu din din com eles) e um final de semana inteirinho naquele paraíso! É bom demais pra ser verdade! Hehe!
À todos meus amigos que prestigiam esse blog, que vocês tenham todos um Feliz Natal de muita paz e uma ano novo repleto de felicidades e realizações! Que o menino Jesus faça morada nos corações de vocês!
Maycon Ramos

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Apenas um dia de chuva...

Acordo cedo, como de costume, e percebo que há pouca luz no quarto. Penso até que errei a hora, mas o barulho da chuva lá fora revela que a hora está certa, é o dia que está "feio" mesmo e mais preguiça eu sinto de levantar da cama! Está frio e um café com leite bem quentinho acompanhado de uma blusa de frio ajuda a aquecer. Saio e lembro que esqueci o guarda-chuva... como sair na chuva sem guarda-chuva? Volto pra buscar e lá se vai meu ônibus! No ponto, percebo que esqueci mais uma coisa: cadê a toca para tapar o frio da cabeça? Mas também quem foi que teve a idéia de passar máquina um? Mas tudo bem... antes frio na cabeça do que cabelo para pentear! Ônibus lotado, trânsito lento, 30 minutos de atraso, eu cochilando "pendurado" e num sinal vermelho uma movimentação estranha me chama atenção, um motoboy aborda o senhor do Pálio que logo lhe passa a carteira ou celular, não deu pra ver o que era... o motoboy estava molhado por causa da chuva, estava sem capa... tadinho, vai ver ele roubou o senhor do Pálio para comprar uma capa, né?!
Dia de chuva atrapalha as vendas e a agência está vazia... leio e releio as notícias que parecem se repetir: Madona, sapatada em Bush, novos deslizamentos em Santa Catarina, pessoas soterradas... tudo repetido! Hora do almoço, banco para ir, chuva fina e vento forte para molhar, senhora distraída que quase me fura o olho com uma sombrinha e tudo lotado, por um instante esqueci que está chegando o natal, natal sempre chove por aqui e nem por isso os lugares deixam de ficar lotados! Tarde fria com roupas molhadas... entre uma graça e outra de um ou de outro a gente consegue sorrir sentindo frio, fora isso, mal humor e vontade de ir embora tomar um banho quente!
Na hora de ir embora já não chovia e o ônibus, mais uma vez lotado, estava um forno! Ainda bem que esqueci mesmo aquela toca! Banho quente pra relaxar, boa leitura para distrair e mais chuva... olho lá fora e paro um instante para contemplar os pingos finos que caem do céu, sinto saudades de alguém que jurei beijar na chuva. Filme velho na TV pra divertir, cobertor pra esquentar... cama pra matar o dia... mais um dia de chuva que se despede lá fora com aquele barulhinho de pingos caindo no chão.
Maycon Ramos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sapatada nele!

O quase (ainda bem) ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, fez a última visita surpresa a Bagdá-Iraque neste último domingo. A visita foi para "informar" que as tropas americanas sairão do Iraque até o final de 2010. Enquanto Bush cumprimentava o premiê do Iraque, Nuri al-Maliki, um jornalista iraquiano se levantou e disse a seguinte frase em árabe: "É o beijo de despedida, seu cão". Depois atirou seu par de sapatos na direção do quase ex-presidente. O jornalista foi retirado pelos agentes iraquianos e homens do serviço secreto dos EUA aos gritos e se debatendo, levou uns bons "cascudos" e foi preso.
Amigos internautas, que pena que o jornalista é ruim de mira! Como ele conseguiu errar tão de pertinho? Ele teve duas chances de fazer um galo na testa do Bush e fracassou... ah jornalista iraquiano, quantas pessoas torciam por você naquele momento... que decepção!
Falando um pouco sério agora, a indignação do jornalista iraquiano ao arremessar o par de sapatos contra Bush, demonstra a indignação de um povo cansado de presenciar a guerra, de ver seus semelhantes mortos e seu país regredindo cada dia mais por uma intervenção sem sentido dos EUA. Essa "sapatada" vai muito além de uma simples indignação, quando eu digo que muitos torciam para que o jornalista acertasse os sapatos em Bush, eu digo a verdade, pois o presidente americano é a imagem do caos que se instalou no Iraque, ele é a imagem negativa que o EUA carrega desde que isso tudo começou, então, como queríamos nós, cidadãos inconformados com o presente e preocupados com o futuro mundial, que aqueles sapatos acertassem em cheio a testa do Bush!
E agora, o que acontecerá com o jornalista iraquiano? Será julgado como "terrorista" assim como tantos outros? Será torturado com requintes de crueldade como muitos outros? Não acredito, mas em se tratando dos EUA, também não duvido!
Dizem que no mundo árabe, mostrar a sola dos sapatos ou jogá-los em alguém é um dos piores insultos, porém, piores insultos os EUA já os fizeram!
Maycon Ramos

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Saudades da revolução!

Friedrich Engels, Karl Marx, Che Guevara, Jesus Cristo, Vladimir Lenin, Josef Stalin, Mao Tsé Tung, Zumbi dos Palmares, Emiliano Zapata, Maximilien de Robespierre... esses são alguns dos revolucionários que me recordo nesse momento e que valem a pena tomar nota! Os revolucionários foram pessoas que lutaram por suas idéias e ideais e mudaram para sempre a história da humanidade.
Como disse o Che: "não há experiência mais profunda para o revolucionário que o ato da guerra". E uma revolução não se faz sem guerra, sem luta... e foi isso que eles fizeram: lutaram, guerrearam, acreditaram e, muitos deles, mataram e morreram por seus objetivos. Se isso foi certo ou não, eu não sei, mas o importante é que a humanidade nunca mais foi a mesma depois de muitos desses revolucionários aqui citados!
As revoluções sempre foram as causas de um novo rumo, seja na economia, na religião, na política, na arte... mas "revolução" nos dias de hoje é algo "fora de moda", os ditames da moda hoje em dia é a falsa sensação de paz à que nos remetemos. Vivemos num Estado controlado de falsa órdem, de falsa democracia, democracia que só serve para manter o povo sobre a falsa sensação de participação no poder, através do micro poder chamado voto. E eu me pergunto, até quando a humanidade será assim? Até quando acharemos normal o mundo ser tão desigual onde poucos tem muito e muitos tem pouco?
Às vezes penso que pensar num novo rumo para a humanidade é utopia, pois ela chegou a um ponto onde a estagnação é tanta que achamos tudo muito normal! Antes ficávamos abismados quando ouvíamos que um político roubou 20 mil dos cofres públicos, hoje já não achamos tão fora do comum ouvir que ele roubou 20 milhões. Antes nos emocionávamos e nos revoltávamos com um caso de assassinato a uma criança, hoje vemos isso com naturalidade, vemos a barbárie com naturalidade! Pense nisso!
Tenho saudades de tempos que não vivi, onde a humanidade era mais humana... tenho saudades da revolução, mesmo a mais sangrenta, mas que fez o mundo tomar novo rumo!
Maycon Ramos!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia da Loucura!!!

"A liberdade é a possibilidade do isolamento, se te é impossível viver só, nascestes escravo" Fernando Pessoa.
Tem dias que precisamos de um tempo sozinhos. Tem dias que nos perguntamos: por que eu saí da cama hoje? Esses dias "negros" nos fazem perder o que temos de mais precioso: a felicidade!
Mais uma vez a pergunta: por que eu saí da cama hoje? A resposta vem imediatamente: porque temos responsabilidades, afazeres, compromisso inadiáveis! E a nossa felicidade vai ficando para depois, esperando uma próxima oportunidade, um tempinho disponível... essa é a "nua e crua" verdade, não somos livres nem para ser felizes às vezes! O dia-a-dia nos mata pouco a pouco!
Tem gente que é intitulado de louco quando deixa de ir trabalhar quando não está com cabeça, quando deixa de ir a aula quando sabe que não vai conseguir aprender nada de útil ou quando foge a um compromisso para apenas ficar em casa se escondendo debaixo do cobertor. Louco? Talvez sim... quem é normal?
Já pensou em ter um "dia de loucura"? Já pensou em não ir trabalhar hoje, desligar o celular, tirar o telefone do gancho para ficar em casa debaixo do cobertor assistindo um bom filme comendo pipoca? Já pensou em ir até a padaria e comprar uma Coca Cola de 2 litros, um pacotão de Ruffles e uma barra gigante de chocolate e se entupir de comer sem se preocupar com a saúde pelo menos por hoje? Já pensou em largar tudo para simplismente poder levar o seu filho para passear um pouco?
Vivas ao "Dia da Loucura"!!! Como dizia o saudoso Raul Seixas: "faça o que tu queres, pois é tudo da lei"! Faça o que tiver vontade pelo menos por um dia... seja livre!
Maycon Ramos

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O circo da vida!

A vida em sua magnitude nos proporciona as mais diversas emoções. Por vezes rimos, por vezes choramos, às vezes somos fortes como uma rocha inabalável, as vezes somo frágeis como uma pétala de rosa. A vida se encarrega de seguir seu curso como um barco em um rio que segue para o mar, às vezes contínuo e calmo numa paz surpreendente que até mesmo nós estranhamos tamanha calmaria, e as vezes é tortuoso e atribulado, cheio de complicações... mas a verdade é que ela segue ininterrupta de acordo com aquilo que costumamos chamar de destino!
A vida, podemos equiparar a um circo, sim, o circo da vida! Respeitável público, pensemos a vida como um espetáculo debaixo de uma lona onde o objetivo maior é divertir e encantar seu público que são os amigos, familiares, aquelas pessoas que de alguma forma se fazem importantes para nós! Por vezes, nos fazemos mágicos a resolver problemas da vida que julgamos sem solução, malabaristas a equilibrar a mente para não cair da corda bamba. Balançamos em um trapézio chamado sonho esperando o próximo se aproximar e com sucesso nos lançarmos para delírio do público. Às vezes escorregamos e não alcançamos o trapézio, mas como um bom trapezista que somos, subimos a escada e tentamos novamente até aperfeiçoar nosso número. Na vida precisaremos ser domadores de feras, iremos cuspir fogo e engolir espadas algumas vezes, mas descobriremos que tudo faz parte do espetáculo e arrancaremos os aplausos merecidos do público! Ser palhaço nesse circo é impreterivelmente recomendável! Fazer graça e às vezes rir das desgraças evitam até câncer, então seja um palhaço e faça graça, divirta seu público, eles esperam isso de você... mas preste atenção: seja a graça e não motivo de graça!
Lembre-se: nem todo o público irá aplaudir seu espetáculo, há pessoas que simplesmente não gostam circo... mas faça com que cada apresentação seja única e inesquecível! É importante lembrar também que o circo não fica só em um lugar, é preciso sempre buscar outros lugares e conquistar novos públicos. Alguns assistirão o espetáculo uma só vez, outros participarão de outros espetáculos e ainda haverá aqueles que serão fiéis e estarão sempre na platéia torcendo atentos pelo seu espetáculo! Faça o seu melhor e ofereça pipoca aos amigos, algodão doce às pessoas que você ama e maçã-do-amor àquela pessoa que mereça o seu coração!
Maycon Ramos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Piratas pós-modernos!

Os piratas de hoje em dia não são como nos filmes que estamos acostumados a ver, não são barbudos, não possuem perna-de-pau e nem olho de vidro! Os piratas de hoje são da Somália, terra sem lei onde tudo pode! Só neste ano já foram sequestradas mais de 75 embarcações e os lucros com a pirataria chegarão aos US$ 50 milhões. No último final de semana foi a vez de um petroleiro da Arábia Saudita ser sequestrado com 25 tripulantes e uma carga no valor estipulado de US$ 100 milhões e na última terça mais três embarcações foram sequestradas. Os piratas usam lanchas rápidas e estacionam do lado do barco, com escadas ou ganchos, eles invadem e dominam a tripulação com armas. Costuma-se exigir de um a dois milhões de dólares pelo resgate das embarcações, além de roubarem a carga quando se trata de eletrônicos, alimentos, etc.
Cada vez mais pessoas estão se enriquecendo na Somália com a pirataria, entre os barracos da pobre capital, surgem as grandes mansões dos piratas, que ainda possuem os melhores carros da região, são donos de quase todo o comércio e promovem as melhores festas, numa cidade onde crianças morrem de fome nas ruas e pessoas se matam por um pouco de comida! O governo é conivente com a pirataria e embolsa na faixa de 30% do lucro do sequestro. Os piratas que são pegos não são julgados por falta de uma jurisdição no país e rapidamente são colocados novamente nas ruas.
O que se vê na Somália é um país onde "o crime compensa"! Uma nação tão pobre vê na ilegalidade uma chance de prosperar, isso mesmo, PROSPERAR! Por mais absurdo que isso pareça! E como julgar o ato de pessoas que passam fome e dificuldades diversas? Como julgar o ato de pessoas que vivem em guerras civis e que já viram as mais variadas atrocidades? Não justifica seus crimes, mas a partir do momento que o mundo vira as costas pra você (como acontece com a África e não é de hoje), vire as costas para o mundo também! A África pede socorro e o mundo fecha os olhos, a África morre aos poucos e o que se tem feito para salvá-la?
Maycon Ramos

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"The New York Times" anuncia fim da guerra no Iraque? Quem dera!

No dia 12/11/2008, uma edição do "The New York Times" que anunciava o fim da guerra no Iraque foi distribuída em algumas estações de metrô da cidade. O jornal com data de publicação do dia 04/07/2009, trocou o habitual slogan "All The News That's Fit To Print" ("Todas as notícias que cabem ser impressas"), para "All The News We Hope to Print" (Todas as notícias que gostaríamos de publicar"). Além dessa notícia, a publicação ainda traz "estatização da Exxonmobil, maior petrolífera do mundo", "um pedido de desculpas da "ex-secretária de Estado" Condoleezza Rice por defender que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa sabendo que era mentira" e "a acusação ao ex presidente George W. Bush de alta traição e falsificação de documentos para justificar a guerra. Uma Porta-voz do "The New York Times" confirmou que a publicação é falsa e disse que sua origem está sendo investigada.
Caros leitores,
Quais seriam "All The News We Hope to Print" (Todas as notícias que gostaríamos de publicar") aqui no Brasil? Vamos citar algumas:
- Fim da carga tributária abusiva no Brasil! ("cê" ta brincando???)
- Salário mínimo no Brasil está entre os 15 maiores do mundo! (meu bolso até se animou!)
- Aposentados satisfeitos com a aposentadoria! (só se for quando meu neto se aposentar!)
- Educação no Brasil está entre as 10 melhores do mundo! (aff!!!)
- Justa distribuição de renda no Brasil! (aham... sei... meu carrão ta ali fora!)
- Taxa de desemprego é uma das menores do mundo! (é... ta chovendo emprego ai fora!)
- Não há mais corrupção no Brasil, os políticos são honestos! (aaaaah chega, depois dessa é melhor eu parar! rsrs!)
Viva a arte subversiva!
Maycon Ramos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sem respostas...

Você se ausenta, Eu sinto tua presença;
Você dá o veredito, Eu já estou na sentença;
Você me ameaça, Eu faço uma trapaça;
Você não segue o seu instinto, E eu apenas minto;
Você procura uma solução, E eu preciso de satisfação;
Você é uma poesia concreta, E eu sou eterna descoberta;
Você pensa em vingança, E eu sou todo esperança;
Você guarda mágoa, Eu a lavo com água;
Você come, Eu te bebo;
Você acorda cedo, Eu quero dormir;
Você sorri, Eu fingi;
Você é escorregadia, Eu a seduzia;
Você é puro medo, Eu não tenho segredo;
Eu estou ao seu alcance, E você não vislumbra um possível romance;
Você no sofá dorme, Te olho e meu desejo é enorme;
Você não entende, Que tudo em ti me acende;
Você é um devaneio, Eu apenas creio;
Você não tem boa memória, Eu gosto de história;
Você pensa em prazer, Eu a te querer;
Você tão distante, E eu teu amante;
Você me ama e não fala, Eu te olho e tudo se cala;
Você e seu sofrimento, Eu e meu sentimento;
Você é o momento, Eu sou o tempo;
Você é o “pé no chão”, Eu sou ilusão;
Você é aflição, Eu sou coração;
Você é o que me completa, Eu sou o que te basta;
Você é a minha felicidade, Eu sou tua eternidade;
Então, por que estamos assim?
Eu sem você e você sem mim?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Até onde temos razão?

Ontem assisti o filme "Última Parada 174", grande obra do Bruno Barreto com atuações magníficas de Michel Gomes e Marcelo Melo Jr., os protagonistas do filme. O filme conta a história de Sandro Nascimento, testemunha ocular da "Chacina da Candelária" e protagonista de um dos maiores e mais trágicos casos de sequestro do Brasil, o do ônibus 174. O filme mostra uma outra visão do caso, conta fatos da vida de Sandro que podem o ter levado a cometer aquele delito, claro que de uma forma um tanto romanceada por ser uma obra artística como tantas outras obras cinematográficas.
Eu sei que na época, assim como acontece hoje no caso do Lindenberg (que nome), a mídia ficou em cima fazendo seu showzinho, enquanto a população se indignava, a ponto de dizer a barbárie de que foi bem feito a morte de Sandro e dizer hoje que a polícia deveria ter matado o Lindenberg. Longe de mim defender os dois, não é isso que venho propor aqui neste post, mas será que nós, quando desejamos um fim trágico para estes dois pelos crimes ediondos que eles cometeram, não estamos nos "igualando" a eles? Não no modo de agir, mas no modo de pensar! A mídia tem feito um trabalho porco de omissão quanto ao que aconteceu no caso do Sandro e tbm no caso de Lindenberg. Os policiais que asfixiaram Sandro foram inocentados após a explicação absurda de que Sandro teria se asfixiado sozinho ao tentar se soltar das mãos do policiais (ah ta bom, que inocência a nossa). Lindenberg foi espancado e apareceu em filmagens com o rosto desfigurado e nem a mídia e nem a população fala nada a respeito disso, como se isso fosse uma coisa normal. Não, isso não é normal! Longe de mim ser um defensor insano dos direitos humanos, mas como eu disse, não devemos nos igualar a eles! Justiça seja feita e que o Lindenberg pague pelo seu crime, mas que pra isso não aconteça com ele o que aconteceu com o Sandro que pagou com a vida!
Eles são vilões nessas histórias, mas não são os únicos! A população e a polícia, que deveriam ser os mocinhos, também estão fazendo o papel de vilão!
Maycon Ramos

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pérolas do turismo!

Caros leitores,
Hoje quero contar aqui as pérolas do meu trabalho, é cada coisa... Para quem não sabe, eu trabalho com turismo, sou Agente de Viagens e Guia DE Turismo! Coloquei o "DE" em caixa alta porque a maioria das pessoas falam errado... gente, por favor, não me chamem de "guia turístico" porque eu não sou livrinho informativo, ok? Hehe! Mas vamos lá, quem trabalha nessa área já ouviu de tudo um pouco e eu as vezes fico indignado com tamanha burrice do povo! Ai vão algumas pérolas do turismo que já presenciei, ISSO É VERÍDICO!!! Mas antes queria deixar claro que as respostas que serão dadas mais abaixo, são coisas que eu gostaria de ter falado e que só não falei porque provavelmente estaria desempregado nesse momento!

- Deixa eu te perguntar, aqui é uma agência de viagens?
* Não, é um açougue! A senhora não está vendo as carnes penduradas aqui atrás?

- Vocês têm pacote de viagem aqui?
* CARNE!!!

- Eu queria olhar uma viagem...
* Para onde o Sr. gostaria de ir?
-Ah, não sei...
* Descobre primeiro e depois o Sr. volta aqui!

- Eu queria ver um pacote de viagens para o NORDESTE que eu pudesse conhecer BONITO.
* ???...???...??? A senhora faltou às aulas de geografia, né?!

- Eu queria ir pra Monte Verde conhecer as Serras Gauchas!
* Você nem se quer ouvir falar na geografia!

- O que eu preciso pra ir pra Lisboa?
* Uma caravela igual a de Cabral!
Nem foi uma pergunta idiota, mas não resisti! rsrs

- Eu queria viajar pra Europa de trem!
* Ah sim... ele sai ali da Praça da Estação!

- Escuta, tem algum cruzeiro saindo de Belo Horizonte?
* Sim, sai lá da Lagoa da Pampulha!

- Eu queria ir pro Beto Carrero ver o Mickey!
* Amiguinho, vou te dar um desconto porque você ainda é criança, mas pede sua mãe pra te por numa boa escola, caso contrário, você vai ficar burrinho igual a ela que quer ir para a Europa de trem!

- Aqui, eu queria viajar pra Fernando de Noronha e achei por R$ 980,00 por pessoa em outra agência!
* SÉRIO??? Me diz em qual agência que eu vou lá comprar pra mim também!

O CLÁSSICO PARA FECHAR:
- Ah não... o pacote para Porto Seguro ta caro! Você pode olhar Fortaleza pra mim?
* SEM NOÇÃO! Acho melhor a senhora ficar na sua casa, comendo da sua comida, assistindo a praia pela TV (eu até te empresto um DVD), vai ficar mais barato, com certeza!

É ou não é pra ficar indignado???
Maycon Ramos

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Chuta a bunda deles!!!

Caros leitores,
Voltei novamente e agora é pra ficar! Com tanta coisa acontecendo por ai não posso ficar de fora, meus dedos coçam para escrever e dentro da minha cabeça ferve um caldeirão de idéias e ideais querendo sair, se libertar! Que poético! rsrs! Mas vamos ao que interessa!
Fiquei afastado uns dias porque precisei viajar e ai fiquei longe de todos os meios de comunicação possíveis: internet, rádio, TV, telefone e tudo mais e acho que foi a melhor coisa que eu fiz porque eu nunca vi tanta coisa acontecer em tão pouco tempo! A começar pela faculdade, quando voltei descobri que integrantes do DCE declararam apoio público ao candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Segundo o estatuto do DCE, é proibido a qualquer integrante se envolver com política. Eles não sabiam disso... mas também, eles não andam sabendo nem o que fazem com o dinheiro dos contribuintes! Estou falando isso pra vocês, leitores, perceberem que a corrupção está em todos os lugares, até mesmo na faculdade onde "brota" quem sabe, os futuros políticos desse país! E por falar em Márcio Lacerda e eleições em Belo Horizonte, isso aqui está uma bagunça, um circo só! Dois candidatos que vivem trocando "elogios" por onde vão e esquecendo o mais importante: SUAS PROPOSTAS! Não sei quem é mais sujo nessa história toda, se é o Márcio Lacerda e o suposto envolvimento com o mensalão ou se é o Leonardo Quintão e o sua famosa frase: "nós vamos ganhar e vamos chutar a bunda deles"! Eu adorei esse slogan de campanha! Imaginem se todos políticos que perdessem as eleições levassem um chute na bunda do seu oponente... o Lula já teria levado um monte do FHC... o Serra, Alckmim, e até a Heloisa já teriam levado um chute bem dado na bunda pelo presidente Lula! Ia ser super interessante e "cá pra nós": O Márcio Lacerda, junto com o Pimentel e o Aécio Neves merecem mesmo um chute na bunda para aprenderem que não se empurra um "laranja" goela abaixo como eles querem fazer! Chute na bunda do DCE da FABRAI também, daquele tal de Lindemberg (nem sei se escreve assim) e da polícia que mais uma vez deixou a desejar e mais uma vítima foi feita por sua incompetência!
Falando nisso, assistam o filme "Última parada 174" que está estreando hoje!
Maycon Ramos

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Questão de consciência!


Caros leitores,

No próximo domingo vamos às urnas eleger os "representantes do povo". É uma ocasião importante que exirge atenção e comprometimento, votar é coisa séria! Resgatei esse texto de minha autoria que tinha postado aqui a alguns meses atrás que retrata um pouco da realidade do Brasil e dos brasileiros perante as eleições. Lembrem-se, votem conscientes do que estão fazendo, pois a realidade política de hoje é o retrato do descaso com que ela é tratada por nós brasileiros!


Estamos nos aproximando de mais um período eleitoral, quando se renovam as esperanças de eleger políticos competentes para tornar o país mais justo para todos (fica a pergunta no ar se isso é mesmo possível). Os brasileiros vão às urnas com o propósito e esperança de mudanças, mas até que ponto o brasileiro tem a consciência do seu voto? Até que ponto ele sabe da importância que se tem em eleger alguém para ser o “representante do povo”?A democracia no Brasil é ainda um sistema novo. Até poucos anos atrás o país vivia sobre uma ditadura militar em que o povo não tinha o direito de eleger seus representantes. Por ser a democracia uma coisa recente em nosso país, podemos afirmar que o brasileiro não tem ainda um preparo e uma consciência da importância do seu voto. Existem eleitores que votam em candidatos que são seus conhecidos, por vezes parentes e amigos, esperando ganhar algo em troca, talvez um emprego, algum tipo de status. Existem outros que inconscientemente vendem seu voto por algum “agrado” do candidato, alguma ajuda financeira, alimentos, roupas, calçados. Essa escolha pelo candidato se deve pelo o que os brasileiros acostumaram a escutar nas escolas ou nas novelas de época (principalmente nas novelas de uma forma um pouco errônea pelo “romancismo” que é tratado o tema) e que sabem apenas superficialmente o que é. Isto é o que podemos chamar de “Coronelismo”, ou melhor, herança do coronelismo. Este sistema funcionou durante muitos anos no Brasil. Os coronéis obrigavam seus “afilhados” a votar neles ou em seus candidatos, o chamado “voto de cabresto”. Hoje acontece quase do mesmo jeito, porém o eleitor não irá apanhar ou até mesmo ser assassinado (salvo alguns casos), caso não vote em tal candidato como acontecia naquela época.Existem ainda os brasileiros que são desinteressados por política e votam em branco, nulo ou ainda em qualquer candidato sem analisar suas propostas. O pior ignorante é aquele que acha que está tirando alguma vantagem em fechar os olhos para as questões que o atingem diretamente! Mas se analisarmos os fatos históricos que ocorreram no país a partir de 1964, época do “golpe militar” e a implantação da ditadura, poderemos ter pelo menos uma idéia do por que da alienação do brasileiro quanto à importância de votar. Antes do golpe militar, havia uma ascendência política principalmente entre os estudantes, mas com o duro golpe e repressão política, que levou à tortura e assassinato de vários manifestantes, essa ascendência política foi “jogada por terra”. Os jovens daquela época, que são os pais e avós de hoje, perderam o interesse pela política e os jovens de hoje, a exemplo dos pais e também devido a outros fatores como a manipulação imposta pelas redes de TV, não têm interesse na política.Para resolver esse problema do país é preciso, antes de mais nada, reeducar os brasileiros com palestras e campanhas sobre a conscientização da importância de votar, mas é preciso também de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a democracia é um sistema recente no Brasil. O problema é que não temos este tempo disponível, visto o grande caos que passa o país. Quando o povo tiver a sabedoria de eleger seus candidatos, a corrupção que assombra-nos terá seus dias contados, mas enquanto isso não acontece, o que podemos fazer é clamar por justiça, de maneira que os corruptos paguem o que devem.

Maycon Ramos

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E se fosse no Brasil???

Políticos da União Européia irritados com projeto polonês de castração química de pedófilos. O primeiro-ministro polonês Donald Tusk quer aprovar uma lei que imponha a "castração química" de pedófilos. Políticos do Parlamento Europeu em Bruxelas fizeram objeções à proposta, mas há pouco que a UE possa fazer para impedi-la. A princípio, parecia apenas um lapso de discernimento altamente emotivo por parte do primeiro-ministro Donald Tusk, mas agora é oficial. O governo polonês quer aprovar uma lei que force pedófilos condenados a serem castrados quimicamente. Um caso de incesto no subúrbio da cidade de Grodzisk, no Leste polonês, gerou o atual debate. A polícia recentemente prendeu um homem de 45 anos que teria abusado sexualmente de sua filha por seis anos. Sua filha de 21 anos alega ter dado à luz a dois filhos do pai. A notícia chocou Tusk. "Não acredito que tais indivíduos, tais criaturas, possam ser chamados de humanos", disse ele. "Neste caso, não dá nem para argumentar em nome dos direitos humanos". Ele quer impor a "castração química" como punição na Polônia. Em suas palavras, a castração não seria "a pedido do condenado, e sim parte do veredicto". A punição forçada se aplicaria "principalmente a pedófilos, particularmente àqueles que não têm esperança de melhora".
Christina Hebel
Eu gostaria de ver algo assim no Brasil, assim como gostaria que aqui tivesse pena de morte! Acho que algumas pessoas não merecem viver, e como disse o primeiro-ministro polonês "não acredito qua tais indivíduos, tais criaturas, possam ser chamados de humanos"! Concordo!
Dê sua opinião ai no cantinho! Fique a vontade!
Maycon Ramos

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Um Circo chamado Brasil!!!

Eleições chegando, candidatos alvoraçados atrás de votos, eleitores indecisos até o último momento, a ponto de pegar um "santinho" na rua e votar sem nunca ter ouvido falar do candidato! Coisa de brasileiro! Se você não tem candidato, vote no Zóinho! Olha, pelo menos o cara é sincero... ele fala o que nenhum outro candidato tem coragem de falar: a verdade! Porque a verdade é essa mesmo, é uma "mamata"!
Vejamos até onde vai a criatividade do povo brasileiro. Fazemos piada de tudo, até mesmo de coisa séria, ou que pelo menos deveria ser, como a política! O brasileiro aprendeu a ver humor em tudo, tudo achamos graça! Se nos roubam milhões achamos graça, se as investigações acabam em "pizza" achamos graça, se um engraçadinho escreve uma placa dessa e sai pela rua fazendo "campanha", damos risada! Quer saber por que o Brasil é como é? Porque isso aqui é um circo onde a palhaçada é a maior atração e os palhaços sempre são os mesmos: o povo! Onde políticos são adestradores em seus currais eleitorais, equilibristas na corda bamba ao mostrarem todas suas habilidades na corrupção e mágicos ao fazerem sumir o dinheiro público! Sim, isso é um circo e nós (faço questão de reforçar) somos os palhaços, a grande atração! A platéia são as grandes nações que nos assistem com graça e riem da nossa desgraça!
Adoramos circo, adoramos ser circo! Por isso, vamos rir da foto ao lado e eleger o Zóinho, ou outros candidatos que fazem graça por ai!
Maycon Ramos

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Quem são os verdadeiros terroristas?

No dia 11 de setembro de 2001, o mundo presenciou uma página triste da nossa história mundial. Quatro aviões foram sequestrados, sendo que três deles atigiram o World Trade Center e o Pentágono Americano matando cerca de três mil pessoas. O mundo ficou chocado e os americanos, vítimas da situação, se sentiram no direito, e realmente o tinham, de combater aqueles que eles intitularam de "terroristas". O Oriente médio virou um inimigo mundial. Os EUA iniciou a guerra no Afeganistão à procura do "terrorista", segundo os americanos, Bin Laden. O tempo passou, Bin Laden nunca foi encontrado e o Afeganistão foi devastado com um número alarmante de mortos, inclusive soldados americanos. A próxima inserção dos EUA contra o suposto "terrorismo" foi iniciar a guerra no Iraque por causa de uma suspeita de que Saddan Russein mantinha relações com a Al'Qaeda, o grupo "terrorista" de Bin Laden. Os anos se passaram, Saddan Russein foi preso, julgado e condenado à forca, a guerra perdura até hoje e milhares de pessoas já foram mortas, inclusive soldados americanos. Os EUA passou então de "mocinho" a "vilão"!
É preciso analisar com calma o que aconteceu nesses últimos 07 anos. É abominável o que ocorreu no dia 11/09/2001, mas os americanos souberam usar bem o seu papel de vítima! A guerra no Afeganistão foi em vão, a Guerra no Iraque teve um por que e todos nós sabemos qual: os EUA queria o petróleo iraquiano. Com a falsa desculpa de combater o "terrorismo", eles provocaram um estrago ainda maior do que o que lhes fora causado.
"Terroristas", assim é chamada a maioria da população do oriente médio que o mundo vê com maus olhos! Mas é bom parar pra pensar até que ponto isso é uma verdade absoluta. O que eu quero dizer, ainda que isso cause algum espanto, é que o ato de alguém explodir uma bomba em seu próprio corpo é um fator cultural. Não que eu concorde com algo tão ediondo como este, muito pelo contrário, eu abomino, mas faz parte da cultura do oriente médio, cultura essa que os americanos se acham no direito de exterminar! Mas tem tantas outras pessoas, nações que deveriam receber esse título de "terroristas". Os EUA mesmo deveria ser considerada uma nação terrorista! O seu presidente, Jorge W. Bush, deveria ser considerado terrorista tanto quanto o Bin Laden, afinal, ele também deu órdens para iniciar guerras que matou pessoas, destruiu nações... Os EUA após o fim da 2ª guerra mundial, iniciou seu 1º ato terrorista contra o Oriente Médio, eles invadiram a Terra Santa e dali expulsaram os Palestinos para "devolver" aos judeus a "terra prometida". Até hoje a Terra Santa é zona de grandes conflitos entre Israel e a Palestina, carregando em toda sua "santidade" muito sangue derramado! Isso sim é terrorismo, não acham? Fica uma questão a ser pensada.
Maycon Ramos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Anencefalia!

Muita gente sobrevive no mundo sem usar o cérebro. Para quem duvida da nossa afirmação, vão aqui alguns exemplos:
- católicos que seguem cegamente as orientações do Papa;
- os eleitores do Márcio Lacerda;
- o Lacerda, que, como não tem um, tem que usar os cérebros do Aécio e do Pimentel para se eleger;
- evangélicos que ajudam pastores a enriquecer;
- cidadãos que ainda acreditam na justiça;
- eleitores que votam em corruptos, incompetentes e assemelhados;
- os participantes da “Tomatina” e outras festas bestas da Espanha;
- a turma que participa da “Farra do Boi”;
- os destruidores da Floresta Amazônica e outros destruidores da natureza em geral;
- o Dunga;
- a Britney Spears;
- as antas que, com o petróleo no preço que está, ainda jogam essa porcaria no mar; .....

Ajude a completar a lista. Ou proteste, se não concordar com a presença de algum(s) dos “anencéfalos” nesta lista.
Danilo Rosa

terça-feira, 2 de setembro de 2008

O que é cultura???

Caros leitores,
Talvez o que eu venha postar aqui hoje fuja um pouco do meu padrão de postagens... bom, semana passada tive aula de "Mídia e cultura" na faculdade e algo me chamou atenção para uma discussão que proponho nesse momento. Quero discutir "o que é cultura".
A cultura, segundo estudos, é dividida em três "categorias", se assim posso chamar: Alta Cultura, Cultura Popular e Cultura de Massa. Alta Cultura é aquela que costumamos chamar de cultura! Dá pra entender? Vou esclarecer: é o erudito, o clássico. Exemplificando, uma obra de arte, um concerto, uma peça de teatro. A cultura popular é aquela que envolve os costumes de um povo, o folclore... exemplo: o Congado, Festa Junina, etc. E por último, a Cultura de Massa, que nada mais é que o "popularzão" mesmo! Tudo aquilo que a mídia nos empurra "goela abaixo", seja de bom ou de ruim: novela, cinema, música, moda, etc. Bom, é justamente da Cultura de Massa que quero falar! Concordo em partes com essa definição de cultura, penso que alguns ítens dessa lista da Cultura de Massa são magníficos, como o cinema, por exemplo. O Cinema, apesar de ser um produto feito em alta escala, ou seja, que atinge um público enorme e que por isso é definido como Cultura de Massa, é uma grande obra de arte e cultura de primeira linha, em minha opinião! Porém, outros ítens dessa lista me encomodam profundamente! A música popular é considerada Cultura de massa, até ai tudo bem, mas o FUNK é cultura???
Sei que nesse momento posso estar comprando briga com quem estiver lendo, mas já sabia do risco que corria antes mesmo de começar a escrever. Mas sem problemas, meu blog é aberto a qualquer tipo de críticas com tanto que seja com respeito! Me desculpe os que discordam de mim, mas não posso aceitar que tamanha porcaria como o Funk possa ser considerado cultura! O que isso agrega de valor para a vida de um indivíduo? Estou usando o funk como exemplo, mas há diversas coisas fúteis oferecidas pela mídia que é considerada cultura que para mim é descartável!
Fica aqui uma questão a ser discutida!
Maycon Ramos

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ENEM... serve pra que mesmo???

Está chegando o dia da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Milhares de estudantes e ex estudantes farão no próximo domingo 31, às 13h, a prova do ENEM. Esse é o décimo ano do exame e à cada ano cresce o número de participantes... e eu vos pergunto por que? A pergunta é simples e a resposta mais ainda: CONCORRER A UMA BOLSA NO PROUNI! Jovens recém formados do ensino público e também aqueles que querem voltar aos estudos, no próximo domingo darão o primeiro passo para tentar entrar no pequeno grupo de universitários no Brasil!
O ENEM foi criado com o propósito de avaliar como está a educação dos jovens que deixam o ensino médio, porém, desde a criação do PROUNI, o ENEM não serve mais como uma avaliação. Hoje em dia, jovens se preparam o ano todo em cursinhos, existem livros, apostilas com questões de provas anteriores que servem de estudo para a prova que pode abrir as portas em uma universidade particular. Não estou aqui para julgar o PROUNI, afinal, eu também sou bolsista e graças a esse programa tenho condições de cursar minha faculdade. Apesar de não achar que seja um programa inteligente, pois o governo com isso tenta tapar um buraco que é muito maior! A solução ao meu ver, seria investir nas universidades públicas para abrir novos cursos, novos campus e não pagar faculdade privada, mas pelo menos algo está sendo feito! O que me interessa colocar em questão aqui, é tentar esclarecer como a melhora na educação é uma melhora falsa! Sim, falsa, pois se os participantes da prova se preparam para ela em cursinhos, estudando questões anteriores, ela não serve como instrumento desse tipo de avaliação!
O governo está "mascarando" essa melhora, a educação continua um lixo, alunos saem do ensino médio sem saber interpretar um texto, sem saber fazer contas simples como somar, subtrair... a educação no nosso país, assim como diversas outras coisas, é uma vergonha! Enquanto países inexpressivos como Chile, começam investir pesado em educação e em programas sociais que "ensinam a pescar" em vez de "dar o peixe" como acontece no Brasil com o "bolsa familia", "auxiliao moradia" e outros tantos, o nosso país continua na mesma, alimentando o povo de falsas melhoras! Abra os olhos, tudo está como eles querem que esteja!
Maycon Ramos

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Gastando o dinheiro público!

Fontes seguras me informaram sobre mais uma grande "picaretagem" com o dinheiro público! Os provedores dessa "maracutáia" são os Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte que no dia 26 de Agosto de 2008 às 15h no Plenário Amyntas de Barros irão promover mais uma de muitas solenidades promovidas pela Câmara Municipal com o dinheiro público. O evento que ganhou um nome um tanto quanto inusitado, "Grande Colar - Mérito Legislativo Municipal", irá homenagear pessoas importantes e influentes, cheias de dinheiro e poder! Será que já dá para imaginar o por que disso? Abaixo está a lista de alguns dos homenagedos (as) mais importantes, evitarei de colocar os nomes dos homenageados (as) porque o que interessa aqui são os cargos que eles ocupam em empresas de grande porte e influência:
- Presidente da V&M do Brasil
-Presidente do Via Shopping
- Ministra da Igreja Evangelho Quadrangular
- Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais
- Vice Presidente do Grupo FIAT
- Presidente da Drogaria Araújo S.A.
Caros leitores, ficou mais claro agora qual interesse dos Vereadores em "puxar o saco" desse pessoal todo? Vamos lembrar que estamos em ano de eleições municipais e que muitos dos Vereadores que temos hoje irão tentar a reeleição e isso envolve muito dinheiro para as campanhas e pessoas influentes para conseguir votos! Eles farão um grande evento que custará uma boa grana aos cofres públicos para promover os seus próprios interesses!
Só para se ter uma noção do gasto com essa "festinha", ontem tive a oportunidade de ver o convite que será entregue aos milhares de homenageados e convidados e fiquei impressionado com tamanha elegância do convite! Eu queria que os meus leitores tivessem a oportunidade de ver tamanha magnitude, mas como não teve jeito, eu só posso lhes dizer que um convite como aquele não fica barato! Só fico imaginando o quanto custará essa festinha aos cofres públicos, festinha essa que é fechada ao público, afinal, precisa daquele magnífico convite para entrar!
Maycon Ramos

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Eu voltei... e as Olimpíadas...

Caros leitores,
Peço desculpas por ter sumido por tanto tempo e deixado esse maravilhoso instrumento de comunicação, divulgação de idéias e ideais entregue às moscas! Confesso que estava com saudades dos meus leitores e também de "cutucar" ainda que com "vara curta" tanta gente que precisa!
E pra começar, ou melhor, retonar, quero falar um pouco das Olimpíadas e toda chatisse que a envolve! Não sei se meus amigos blogueiros que estão sempre passando por aqui têm postado algo sobre as Olimíadas, pois ainda não tive tempo de ir visitá-los, mas quero falar desse evento que do que tem de grandioso tem de chato! Me desculpe os que gostam de esporte, mas eu não gosto mesmo e acho tudo isso muito chato, pior que as Olimpíadas somente o Pan no Rio ano passado, aquele lá sim encheu a paciência uns sete anos, mas felizmente está lá no passado e vamos então falar do presente. Leitores, quem ainda não se encheu de ouvir falar das Olimpíadas? Você liga a TV e só passa coisas super interessantes como "Salto num sei das quantas", "Ginástica de blá, blá, blá", "As 1000000000000000 modalidades da natação" que só servem pro Michael Phelps virar o maior atleta Olímpico e tal... caramba, quem está interessado em ver jogo de handbol? Ou então basquete feminino que só perdeu? Ou ainda futebol feminino? Sei que posso estar comprando briga com quem estiver lendo esse post e podem me acusar de no mínimo machista (o que eu verdadeiramente não sou), mas futebol feminino é doído de se ver, é um chute no S... Ao meu ver, as Olimpíadas só não é mais chata porque é na China e são 11h de diferença, ai tem horas que as emissoras de TV dão trégua!
Outro ponto que julgo importante discutir aqui é o desempenho brasileiro nas Olimpíadas. Até esse momento são 05 medalhas de bronze (grande coisa) e 01 de ouro (ouro de tolo)! A idéia original do "ouro de tolo" não é minha, foi "roubada" de outro blog, mas não podia deixar de postar aqui a minha indignação pelo desempenho do país nessa coisa chata! Ah que bonito que é ver a TV brasileira comemorando bronze como se fosse ouro e comemorar o único ourozinho como se estivéssemos super bem colocados! A verdade é que as emissoras estão "mascarando" a vergonha que o país é no esporte, estamos atrás de países inexpressíveis em diversos aspectos e até eu que não gosto de esporte, acho vergonhoso o que acontecesse com nosso país! É pavoroso ver o Galvão comemorando como um idiota a primeira medalha de ouro do Brasil enquanto a China, se eu não me engano, já tem 27 delas! Isso mesmo TV brasileira, vamos iludir o povo até no esporte, estamos super bem e as únicas medalhas de ouro que vamos ganhar daqui pra frente deve ser do futebol feminino (que dureza) e talvez, bem talvez, do masculino, pois só esse esporte que sabemos jogar, pois somos mesmo o país do futebol e mais nada, nada mesmo!
Maycon Ramos

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Um mal do séc. XXI

Bom dia! Eu gostaria de falar com o Sr. Maycon Ramos? Sr. Maycon, aqui quem fala é a "fulana de tal" da empresa "tal". Estou entrando em contato porque nós estamos com uma proposta irrecusável para o Sr.! Mas Sr. Maycon, o nosso produto veio para revolucionar o mercado e blá, blá, blá... mas... mas... mas...
Pena que não dá para representar o sotaque paulista... não que eu tenha algo contra os paulistas, mas como um bom mineirim conservador que eu sou, não tem coisa mais irritante do que ter que resolver meus assuntos com os telemarketing's de outros Estados!
Caros leitores, hoje quero falar dessa profissão que, em minha opinião, é o grande mal profissional do séc. XXI, e dos profissionais que, com o perdão da palavra, enchem o saco o dia inteiro, mas que sofrem grandes males para a saúde física e mental. É no mínimo inconveniente, para não dizer muito chato, quando ligam para sua casa ou no celular para lhe oferecer um monte de produtos que você não está nem um pouco interessado em adquirir, mas o pior é quando insistem e aquela situação que era incomoda, passa a ser insuportável e ai acabamos perdendo a paciência, desligando na cara do coitado que só está cumprindo ordens ou falando algumas grosserias! Quando percebemos, já aconteceu! Os telemarketing's parecem máquinas, robôs programados para fazer as mesma coisas, dizer as mesmas coisas todos os dias. Se você quiser deixar um telemarketing sem ação é só você não dexá-lo falar ou então fazer perguntas que façam ele fugir do seu "roteiro original", pois eles seguem tanto aquilo à risca que quando algo diferente acontece, eles ficam sem saber o que fazer!
Mas deixando a crítica de lado, vamos entender o que acontece: cada dia mais surgem novas empresas de telemarketing no mercado e cada vez mais os serviços são terceirizados, ficam impessoais, robotizados e consequentemente piores. O crescimento desse tipo de serviço terceirizado acontece pela falta de interesse, principalmente das grandes empresas, em atender bem os seus clientes, ai terceirizam o serviço para não ter aborrecimentos conosco, consumidores. O problema é a forma que estas empresas trabalham. São rígidas com seus funcionários que trabalham sobre pressão constante. Normalmente, são 06 horas diárias de trabalho com uma folga na semana, podendo esta ser em uma segunda ou terça feira, 15 minutos de intervalo para lanchar e fazer suas necessidades fisiológicas. Existem empresas que não permitem que seus funcionários se levantem fora dos 15 minutos de intervalo e as ligações são constantes tornando o serviço cansativo e estressante. Isso, comprovadamente, causa problemas de saude aos funcionários como stress, depressão, rigidez no pescoço, dor no estômago, entre outros.
O telemarkting é um mal que, em minha opinião, deveria ser extinto! Espero que um dia isso aconteça e, ao meu ver, não deve demorar muito, pois a população já está cansada, estressada com esse serviço e os profissionais do ramo não duram muito tempo na área, o "ciclo de vida" de um telemarketing é muito curto!
Maycon Ramos

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Emissora favorecida!

PF abre inquérito para apurar suposto vazamento de informações para Rede Globo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que, a seu pedido, a Polícia Federal (PF) abriu inquérito administrativo para apurar um eventual vazamento de informações privilegiadas para a Rede Globo, sobre a Operação Satiagraha, deflagrada na última terça-feira (08/07). Nesta quarta-feira (09/07), Genro se desculpou com as outras emissoras.
"Teve uma espécie de concorrência desleal. Recebi informações das demais empresas, nenhuma delas deveria ter recebido imagens e informações privilegiadas, o que acabou ocorrendo. Ficam aqui minhas desculpas públicas. Peço desculpas às empresas de comunicação que não foram comunicadas."
A assessoria da PF foi procurada pelo Comunique-se, mas ainda não se pronunciou sobre as investigações.
César Tralli terá que prestar depoimento. De acordo com reportagem publicada na Folha de S.Paulo, o jornalista César Tralli, da Rede Globo, será intimado a prestar depoimento sobre o caso. O repórter foi o único a acompanhar as prisões dos banqueiros Daniel Dantas e Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. A matéria também afirma que Tralli possui “um parente de primeiro grau na cúpula da Polícia Federal”.
Na terça-feira, a PF emitiu mandados de prisão, busca e apreensão contra a jornalista da Folha Andréa Michael. A acusação era de que a repórter teria divulgado informações sigilosas sobre o caso em matéria publicada no jornal.
http://www.comunique-se.com.br/

Bom, por que tal emissora foi favorecida? Qual a diferença? Vamos esperar a apuração da Polícia Federal e torcer para que se a emissora tiver mesmo "culpa no cartório" que ela pague, o que eu acho muito dificil!
Sobre o caso da jornalista Andréa Michael que divulgou informações sigilosas sobre o caso, se eram informações SIGILOSAS, como chegaram a ela???
Maycon Ramos

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lei seca... mas seca MESMO!!!

É de conhecimento da população brasileira a nova Lei 11.705 que proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. O condutor que for pego no teste do bafômetro terá que pagar uma multa no valor de R$ 955,00 e irá perder a CNH por 12 meses.

Caros leitores, a população brasileira está inquieta com essa nova lei, os brasileiros acham um absurdo não poder sair de carro e tomar uma inofensiva cervejnha antes de pegar o volante. Alguns acham até que estamos voltando ao período de ditadura, que isso é um absurdo e fere o direito de ir e vir do cidadão.
Querem saber o que eu acho? Penso que esse é um dos poucos momentos, nesse país onde nada é sério e quase tudo está errado, em que o Governo tomou uma decisão sensata. É uma lei dura? Sim, é uma lei dura para um país onde tudo se dá um jeitinho, onde políticos nos roubam e nós não fazemos nada, pois tudo virou muito banal. É normal ser roubado nesse país, aliás, roubar também é uma coisa normal. Que direito temos de cobrar justiça quando também roubamos ao sonegar impostos? Não me venha falar que é porque a carga tributária é muito alta e por isso o melhor é sonegar, porque não é! A verdade é que o brasileiro não está acostumado a cumprir leis, regras... como já disse em postagens anteriores, o mal do Brasil é mesmo o brasileiro!
O que quero dizer é que sou completamente a favor dessa dura lei, pois álcool e volante mata! Quantas vidas já foram perdidas por "imbecís" (com o perdão da palavra "chula", mas é que não encontro qualquer outro sinônimo para esse tipo de indivíduo) que misturaram álcool com volante? Tem gente que diz que um ou dois copos de cerveja não irá prejudicar sua direção. Realmente, existem pessoas que podem beber bastante que continuam como se não tivesse bebido nada, mas do mesmo jeito há pessoas que por um copo de cerveja ingerido perde completamente a lucidez.
É sabido que o governo irá lucrar muito com essas multas que estão sendo aplicadas e não se sabe onde vai tanto dinheiro, mas acho justo e acredito que só assim, com "mãos de ferro", o brasileiro irá aprender diferenciar o certo do errado!
Maycon Ramos

terça-feira, 1 de julho de 2008

CQC no Congresso


E viva a liberdade de imprensa!

Caros leitores, hoje me encontro satisfatoriamente feliz pela vitória alcançada do melhor programa de humor da televisão brasileira, o CQC! Para quem não conhece e nunca assistiu um programa do CQC (o que eu particularmente acho uma lástima), eu sugiro que assitam e degustem o melhor do humor inteligente. Humor com seriedade (se é que vocês me entedem) e com um objetivo lógico. CQC é um programa muito diferente desses programas que são puro tédio e que já não vemos sentido para existir. A maioria das pessoas que sentam em frente a TV na terça-feira após a novela, olham para aquele "tosco" e repetitivo programa e pensa: eles já não deviam ter parado? E sábado a noite então? É melhor arrumar algo pra fazer... sair, ouvir música, dormir, jogar baralho ou até mesmo "purrinha", porque o programa é doído de se ver!

O CQC é um programa diferenciado na TV brasileira que trata questões políticas e sociais de um jeito que nos faz despertar para a realidade em que vivemos, eles deixam os entrevistados (pessoas públicas) na maior "saia justa" sem "agredir" ninguém. Como já foi falado, é um programa sério e de um humor muito inteligente!

Mas vamos voltar à vitória do CQC. Há uns meses atrás o CQC estava no Congresso Nacional realizando mais uma de suas boas reportagens, perguntando aos políticos o que o povo tem vontade de perguntar e não pode, quando foram terminantemente proibidos de entrar no Congresso. Ora, como pode? E a Liberdade de imprensa? Mas o CQC foi esperto e colocou na internet um abaixo-assinado que recolheu mais de 270 mil "assinaturas" e os nossos "queridos" políticos tiveram que engolir e terão que aguentar as perguntas dos repórteres do CQC!

Para quem não assistiu ainda, vale a pena assistir: toda segunda-feira às 22:15h e sábado às 20:15h na Band.

Maycon Ramos

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Fraude no recolhimento do INSS

A Receita Federal inicia nesta segunda-feira (23) uma operação contra 6.455 empresas suspeitas de fraude no recolhimento de contribuições previdenciárias. A estimativa é que o valor total da sonegação possa chegar a R$ 6 bilhões, o que inclui o recolhimento do INSS devido, dos encargos do Sistema S, além de multas e juros (o valor se refere a salários que foram pagos, mas que não tiveram o recolhimento dos encargos devidos).
Sinceramente não dá pra entender, o Brasil não é mesmo um país sério! É verdade que a carga tributária do nosso país é muito alta e é, no mínimo, revoltante saber que trabalhamos 1/3 do ano para pagar impostos, mas sonegar, definitivamente, não é solução! Onde está o caráter, a honestidade e a boa fé do brasileiro? Sonegar é o mesmo que roubar!
Se você cobra honestidade dos políticos que tanto nos roubam, mas sonega impotos, qual direito você tem de cobrar? Qual a diferença existente entre você e eles? Talvez alguns digitos, mas você está roubando também!
Espero que a Receita Federal descubra os sonegadores e que eles sejam punidos e espero, sinceramente, que um dia esse país e esse povo tenham jeito, pois como disse Thomas Hobbes um dia que "o homem é o lobo do homem" eu digo agora que "o brasileiro é lobo do brasileiro", que o mal do Brasil é o brasileiro e que todo povo tem o governante que merece, entendam como quiser!
Maycon Ramos

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Especial Che!

Ernesto Guevara, o "Che", cognome que os cubanos lhe deram, morto na Bolívar em 1967, é um fenômeno da história política e social da América Latina. Tornou-se o latino-americano mais famoso do século XX, sendo que nos dias que correm chegou a ensombrecer Simon Bolívar, o Libertador.
Médico, guerrilheiro, teórico revolucionário e estadista, tornou-se um personagem universal devido a sua atuação na Revolução Cubana de 1959 e nos anos que a seguiram. Argentino como Eva Perón, seu nome extrapolou de longe os limites da ilha de Cuba, fazendo com que fosse identificado com o Movimento de Descolonização do Terceiro Mundo.

A morte de Che Guevara

Che Guevara (1928-1967)
"É o meu destino: hoje devo morrer! Mas não, a força de vontade pode superar tudo! Há obstáculos, eu reconheço!não quero sair... Se tenho que morrer será nesta caverna (...). Morrer, sim, mas crivado de balas, destroçado pelas baionetas. Uma recordação mais duradoura do que meu nome É lutar, morrer lutando."
Ernesto Guevara de la Serna, janeiro de 1947.

Desde que dois bolivianos, integrantes da guerrilha comandada por Che Guevara instalada na região do Ñacahuazú, a uns 250 quilômetros ao sul de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, desertaram, os militares tiveram quase certeza que aquele a quem denominavam "Ramón", era de fato o Che. Há dois anos, desde sua carta de despedida, lida publicamente por Fidel Castro, em outubro de 1965, que ninguém, a não ser o alto comando cubano, sabia do seu paradeiro. Em pouco tempo, assessores militares norte-americanos desembarcaram em La Paz, capital da Bolívia, para instruir o mais rápido possível um batalhão de Rangers, adestrados na contra-insurgência, capazes de sair à caça dos guerrilheiros.
As certezas da CIA e das autoridades bolivianas, da presença de Che, aumentaram ainda mais quando capturaram , em Muyupampa, um vilarejo no sul do país, no dia 20 de abril de 1967, o intelectual francês Regis Debray, um agente de ligação de Fidel com Che, e um seu companheiro, o argentino Ciro Bustos. Tornou-se evidente que a presença dos dois estrangeiros na Bolívia se devia a existência de um plano mais vasto de operações de guerrilhas para subverter o governo de La Paz.. Debray, depois de torturado, confessou que "Ramón" era mesmo o Che.
Entrementes, Che havia dividido seus homens - formado em sua maioria por cubanos, alguns bolivianos, um par de peruanos e uma mulher, Tânia (uma teuto- argentina que integrara-se na luta), em duas colunas, a de Joaquim e a dele. O grupo de Joaquim foi exterminado em Vado del Yeso, quando tentava atravessar os rios Acero e Oro. O de Guevara, reduzido a somente 17 homens, foi cercado no 11º mês de manobras.
Num canyon em La Higuera, o destacamento do capitão Gary Prado o cercou no dia 8 de outubro de 1967. Depois de intenso tiroteio, com sua arma avariada e com a perna trespassada por uma bala, Che Guevara rendeu-se. Aquelas alturas a aparência dele era assustadora. Parecia-se a um mendigo, magro, sujo e esfarrapado. Levaram-no para um casebre em La Higuera que servia como escola rural. Lá, na tétrica companhia dos cadáveres de dois jovens guerrilheiros cubanos, ele passou sua última noite. Foi interrogado pelo ten-cel. Andrés Selich ao qual apenas confessou ter sido derrotado, lamentando que nenhum camponês boliviano tenha aderido aos seus propósitos.

A execução de Che Guevara

No dia seguinte, 9 de outubro, por rádio, veio a ordem de La Paz para que o executassem. O agente cubano-americano da CIA, Félix Rodrigues, desejava levar Che como prisioneiro para o Panamá para interrogá-lo , mas o general René Barrientos, então presidente da Bolívia, fora muito claro quanto a sua vontade de matar Guevara lá mesmo.
Coube ao sargento Mário Terán, disparar-lhe uma rajada de balas quando Che ainda estava deitado no chão batido da escola. Morreu aos 39 anos. Removeram-no para Vallegrande onde foi exposto sobre umas pias da lavandeira de um pequeno hospital. Lá amputaram-lhe as mãos para conferir com suas digitais existentes na Argentina. Antes, tiraram várias fotos. Surpreendentemente ele, ferido e estirado, parecia-se com uma daquelas telas do Barroco que retratam o Cristo caído. Seu olhar fixo parecia tranqüilo, como se não fosse surpreendido pelo desastre. Consumava-se assim a sua idéia da morte como martírio.
Ele, e mais sete outros foram enterrados numa cova anônima nas proximidades do pequeno aeroporto de Vallegrande, sob o mais absoluto sigilo. Durante os 28 anos seguintes ninguém se manifestou a respeito, até que o Gen. reformado Mário Vargas Salinas informou ao jornalista Jon Lee Anderson aonde jogaram o cadáver. Depois de dois anos de escavações, peritos cubanos e argentinos, encontraram finalmente seus ossos. Foram transladados para Cuba, onde foram recebidos por Fidel e Raul Castro com honras de estado. Nesses trinta anos que se passaram Che Guevara havia deixado a História para adentrar na Mitologia da América Latina.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Imprensa parcial!!!


“Estou indignado”. A primeira frase de Luciano do Valle antes da transmissão de Sport Recife x Corinthians, segundo jogo da final da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira (11/06), indicava que vinha algo fora do comum. O jornalista criticou enfaticamente a parcialidade da imprensa esportiva de São Paulo ao vivo, não poupando colegas de emissora. “Imprensa paulista tá o quê? Abrindo guerra com a imprensa do Brasil”, disse, preparando o terreno.
Após o desabafo, Luciano do Valle defendeu sua forma de trabalhar. “Transmito jogo do Sport igual ao do Corinthians, ao do Atlético, ao do Náutico, ao do Santa Cruz. Eu quero que se lixem aqueles que acham que eu tô aqui torcendo para esse ou para aquele. Eu torço pela minha empresa [aponta a logo da Band], que me paga no fim do mês”.
www.comunique-se.com.br

Caros leitores,
Não estou aqui para discutir futebol! Apesar de ter adorado ver o "Timão" perder o título para o Sport, não é esta questão que quero discutir. Meu blog tem outro objetivo como pode ser percebido em postagens anteriores. O que me intriga e também intrigou ao Luciano do Valle é a parcialidade que a imprensa brasileira (principalmente no eixo RJ/SP) assumiu. Assisti ao jogo Corinthians x Sport transmitido pela "poderosa" e fiquei abismado (a palavra é esta mesmo: ABISMADO) com a parcialidade do narrador que no momento que o Sport fez o segundo gol, ficou 05 segundos calado (como se estivesse de luto) para depois narrar o gol com o o mesmo desânimo que o Galvão Bueno narra um gol da Argentina contra o Brasil.
O que está em questão aqui é como a imprensa brasileira assumiu um carácter duvidoso e imoral! Por que tamanho desânimo quanto a grande conquista do Sport? Será porque não foi um time do Rio de Janeiro ou São Paulo que foi campeão e sim um do nordeste? Fica ai uma questão para ser pensada.
O problema maior é que do mesmo jeito que a imprensa assume um lado no futebol, ela também faz isso no campo da política, da opinião pública... Quantas vezes a imprensa já persuadiu a população e fez da opinião pública o que bem quis? E quantas vezes ela já assumiu um lado na política por interesse próprio? Ora, a imprensa não é, ou melhor, não deveria ser instrumento de manipulação e sim de informação imparcial!
É preciso abrir os olhos e perceber quem é o vilão nessa história.
Maycon Ramos

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Será o fim da oposição no Brasil?


Já há algum tempo que em Minas Gerais se fala de uma possível aliança entre PT e PSDB. É sabido e notável em todo o país a boa relação existente entre Fernando Pimentel, prefeito de Belo Horizonte (PT), Aécio Néves, governador do Estado de Minas Gerais (PSDB) e o presidente Lula. Começou então um rebuliço para a aprovação de uma possível aliança entre PT-PSDB. Vai saber onde começou... talvez numa festinha de um dos filhos de algum deles, ou entre uma e outra apresentação do PAC... sei lá, mas começou!

Foi proposto a candidatura para a prefeitura de Belo Horizonte de Márcio Lacerda (PSDB) e Roberto Carvalho (PT) de vice. O problema para Aécio Neves e Fernando Pimentel (a dupla Batman e Robin da política mineira) é que por uma sanidade mental dos membros da Executiva Nacional petista a "tramóia" foi rejeitada por 13 votos a 02 no final do mês passado.

Vamos refletir, qual o interesse de Batman e Robin na aliança entre PT e PSDB? Bom, Belo Horizonte influi diretamente nas eleições para presidente, pois é um dos maiores colégios eleitorais do país. Pelo visto, Aécio Neves não terá vida fácil caso seja escolhido para concorrer à presidência. E Fernando Pimentel, qual seu interesse nessa história? É obvio que é concorrer a governador do Estado de Minas Gerais em 2010!

Alguns devem estar se perguntando: qual mal há nesta aliança entre PT-PSDB? A questão, caro leitor, é que "o buraco é mais embaixo". Você já pensou que a oposição poderia acabar caso uma aliança assim se consolidasse no âmbito nacional? E será que isto seria bom para o Brasil? Claro que não! A democracia não funcionaria caso não houvesse divergências entre idéias e ideais, caso não houvesse direita e esquerda, apesar da gente nem saber mais quem é de direita ou esquerda neste país, tudo já se mistura! Mas a questão é que não funcionaria, pois é como uma aliança entre cães e gatos, não dá certo e se der, é o país que não vai dar certo mesmo! Concordo plenamente com o ministro Patrus Ananias que ao se referir à possível aliança disse: "uma sociedade democrática pressupõe conflitos e visões divergentes".

Portanto, é preciso que haja mais políticos que ainda tenham um pouco de sanidade mental para não deixar que tal coisa aconteça, e que a população fique de olho nestas "tramóias" da politicagem. Só tem um probleminha, a aliança não foi aprovada em Belo Horizonte, mas foi aprovada em outros 12 minicípios. Já começou a palhaçada!
Maycon Ramos

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Questão de consciência


Estamos nos aproximando de mais um período eleitoral, quando se renovam as esperanças de eleger políticos competentes para tornar o país mais justo para todos (fica a pergunta no ar se isso é mesmo possível). Os brasileiros vão às urnas com o propósito e esperança de mudanças, mas até que ponto o brasileiro tem a consciência do seu voto? Até que ponto ele sabe da importância que se tem em eleger alguém para ser o “representante do povo”?
A democracia no Brasil é ainda um sistema novo. Até poucos anos atrás o país vivia sobre uma ditadura militar em que o povo não tinha o direito de eleger seus representantes. Por ser a democracia uma coisa recente em nosso país, podemos afirmar que o brasileiro não tem ainda um preparo e uma consciência da importância do seu voto. Existem eleitores que votam em candidatos que são seus conhecidos, por vezes parentes e amigos, esperando ganhar algo em troca, talvez um emprego, algum tipo de status. Existem outros que inconscientemente vendem seu voto por algum “agrado” do candidato, alguma ajuda financeira, alimentos, roupas, calçados. Essa escolha pelo candidato se deve pelo o que os brasileiros acostumaram a escutar nas escolas ou nas novelas de época (principalmente nas novelas de uma forma um pouco errônea pelo “romancismo” que é tratado o tema) e que sabem apenas superficialmente o que é. Isto é o que podemos chamar de “Coronelismo”, ou melhor, herança do coronelismo. Este sistema funcionou durante muitos anos no Brasil. Os coronéis obrigavam seus “afilhados” a votar neles ou em seus candidatos, o chamado “voto de cabresto”. Hoje acontece quase do mesmo jeito, porém o eleitor não irá apanhar ou até mesmo ser assassinado (salvo alguns casos), caso não vote em tal candidato como acontecia naquela época.
Existem ainda os brasileiros que são desinteressados por política e votam em branco, nulo ou ainda em qualquer candidato sem analisar suas propostas. O pior ignorante é aquele que acha que está tirando alguma vantagem em fechar os olhos para as questões que o atingem diretamente! Mas se analisarmos os fatos históricos que ocorreram no país a partir de 1964, época do “golpe militar” e a implantação da ditadura, poderemos ter pelo menos uma idéia do por que da alienação do brasileiro quanto à importância de votar. Antes do golpe militar, havia uma ascendência política principalmente entre os estudantes, mas com o duro golpe e repressão política, que levou à tortura e assassinato de vários manifestantes, essa ascendência política foi “jogada por terra”. Os jovens daquela época, que são os pais e avós de hoje, perderam o interesse pela política e os jovens de hoje, a exemplo dos pais e também devido a outros fatores como a manipulação imposta pelas redes de TV, não têm interesse na política.
Para resolver esse problema do país é preciso, antes de mais nada, reeducar os brasileiros com palestras e campanhas sobre a conscientização da importância de votar, mas é preciso também de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a democracia é um sistema recente no Brasil. O problema é que não temos este tempo disponível, visto o grande caos que passa o país.
Quando o povo tiver a sabedoria de eleger seus candidatos, a corrupção que assombra-nos terá seus dias contados, mas enquanto isso não acontece, o que podemos fazer é clamar por justiça, de maneira que os corruptos paguem o que devem.
Maycon Ramos

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A juventude e a imprensa de hoje - Parte II

Conforme prometido, vamos discutir o segundo ponto do "bate papo literário" com o escritor Zuenir Ventura e Alberto Villas, um dos editores do Fantástico.
Foi amplamente discutido como a imprensa mudou nesses 40 anos após maio/68. Alberto Villas levou algumas capas da revista Veja da época que tinha uma postura totalmente diferente da revista de hoje. As capas, geralmente, tinham um apelo político e reportagens mais voltadas à realidade vivida pela sociedade brasileira naquele período. A imprensa tinha liberdade de publicar o que quisesse sem censura, mas tudo mudou depois do AI-05 (Ato Institucional número cinco) decretado em dezembro/68.
Tudo bem, a censura foi recrudescida nos anos seguintes e a imprensa controlada... mas como explicar a postura da imprensa após o fim da ditadura? Por que a imprensa de hoje não tem mais o mesmo cunho político de antes da ditadura?
É uma questão tão simples e tão óbvia que às vezes foge ao nosso compreendimento pela alienação que nos impoem a nova imprensa mundial! Com o desenvolvimento do capitalismo (deve ter gente pensando nesse momento que sou um inflamado de pensamento revolucionário que vai dizer que tudo é culpa do capitalismo... tudo não, mas boa parte sim! rsrs!) a imprensa passou a ter outro papel, o de entreter (como aquela história da Roma antiga de "pão e circo") e o de vender. Os dois juntos é um prato cheio para a alienação geral!
No "bate papo literário" teve um estudante de marketing um pouco "inflamado" que fez uma pergunta um tanto quanto pertinente para a ocasião: Por que o Fantástico não era mais fantástico em suas reportagens?
Ora, caro colega estudante de marketing, já que o nosso colega Alberto Villas não pôde dar uma resposta satisfatória (senão poderia até mesmo perder seu emprego), eu respondo:
A mídia vende e não informa! O que sustenta uma emissora televisiva? ANÚNCIOS absurdamente caros!!! Vc acha que alguma empresa vai querer anunciar em uma emissora que informa, que abre os olhos da população quanto a sujeira em que vivemos? NÃO!!! Vc acha que quando a maioria dos canais de TV param a programação a tarde para mostrar de diversas câmeras por diversos ângulos o "caso Isabela", eles estão informando algo? NÃO, estão explorando o sofrimento dos envolvidos para vender, vender e vender! E o pior é que um bando de desocupados e ignorantes vão para a porta da casa dos envolvidos no caso para protestar... ora, façam-me um favor: vão às casas dos Senhores Deputados, que tanto já nos roubaram, protestar e com a mesma veemência chamá-los de assassinos, pois indiretamente, eles tbm matam crianças inocentes que morrem nas filas de espera do posto de saúde ou nas ruas mendigando um prato de comida!
Para finalizar, deixo aqui uma dica de um filme que fala desta mídia feita para vender e alienar:
Boa Noite e Boa Sorte (Good Nigth, And Good Luck) de George Clooney.
Maycon Ramos

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A juventude e a imprensa de hoje - Parte I

No último sábado (24/05), minha namorada e eu fomos à Bienal do Livro de Minas (Expominas) assitir a um "bate papo literário" no espaço chamado "Café Literário" com Zuenir Ventura, jornalista e escritor de duas grandes obras - 1968: O ano que não terminou e 1968: O que fizemos de nós - e Alberto Villas, um dos editores do Fantástico.
O tema do "bate papo literário" era "Afinal, 1968 terminou? Ainda há lugar para utopia?". Para quem desconhece o que se passou em 1968 ai vai uma breve explicação:
O ano de 1968 foi marcado por protestos de significados e proporções revolucionárias em grande parte do mundo, a começar pela França em Maio/1968. No Brasil os protestos tinham como objetivo o fim da ditadura, a liberdade de expressão e a liberdade sexual.

Dois pontos deste "bate papo literário" pretendo discutir aqui: a juventude e o papel da imprensa no mundo de hoje.
A começar pela juventude, Zuenir Ventura explicou que os jovens de 1968 estavam preocupados em defender seus interesses, muitos foram para as ruas e queriam fazer a revolução que foi reprimida pela ditadura. Ao ser questionado sobre o que pensava a respeito do jovem de hoje, o autor se mostrou otimista dizendo que a nova juventude não pode fazer como a de 1968, porque o tempo em que vivemos é completamente diferente daquele tempo. Um estudante de direito perguntou a Zuenir o que ele achava que os jovens poderiam fazer para mudar a realidade do país, ele respondeu que devemos "lutar" com as "armas" que temos e citou o exemplo da internet, que se cada jovem entupice a caixa de entrada de e-mail dos Deputados pedindo melhorias, transparência, talvez algo mudasse.
Em minha opinião, Zuenir Ventura jogou um "balde de água fria" naquele estudante de direito, em mim e em toda juventude que ali estava e tinham alguma esperança de ouvir desse grandioso autor, palavras de incentivo, algo que o jovem de hoje, tão desiludido com a política, precisa ouvir. Há uma grande diferença entre encher a caixa de entrada do e-mail de um Deputado e ir às ruas protestar. Se o Sr. Deputado quiser resolver esse problema de sua caixa de e-mail entupida, apenas com um "click" estaria resolvido. Bem diferente de ir às ruas, protestar, lutar pelos nossos direitos.
Ainda há espaço para protestos, para tentar, não uma revolução como se pretendia em 1968, mas melhorar a realidade do país. E é com total convicção que digo que não é através de e-mail's que vamos conseguir mudar coisa alguma!

O outro ponto que gostaria de discutir, fica para a próxima postagem...

Maycon Ramos